Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8389
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Licenciatura e bacharelado em enfermagem.pdf47.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : Licenciatura e bacharelado em enfermagem: experiências e expectativas de estudantes
Otros títulos : Bachelor and teaching degree in nursing: experiences and expectations of nursing students
Autor(es): Santos, Sueli Maria dos Reis
Jesus, Maria Cristina Pinto de
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Oliveira, Deíse Moura de
Silva, Marcelo Henrique da
Carneiro, Carla Toscano
Aquino, Priscila Sanches
Resumo: Estudo de abordagem fenomenológica que objetivou compreender a experiência do estudante que cursa a licenciatura e o bacharelado em enfermagem concomitantemente. Foram realizadas entrevistas abertas com oito estudantes de enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, tendo sido a análise compreensiva dos dados realizada à luz da fenomenologia social de Alfred Schütz. Os re-sultados mostraram que os estudantes observam uma desarticulação entre as disciplinas pedagógicas e o bacharelado, entretanto consideraram que a licenciatura fornece subsídios para as ações educativas em enfermagem. Têm ainda expectativas de atuar na educação em saúde e de tornarem-se docentes de enfermagem. Acerca do bacharelado e licenciatura em enfermagem, considera-se que se constituem em uma articulação que promove ampliação do conhecimento dos estudantes e gera expectativas relacionadas à atuação profissional, todavia apresenta lacunas que precisam ser revistas pelos que atuam no ensino de enfermagem, contemplando as especificidades teórico-práticas exigidas na formação do enfermeiro.
Resumen : This is a phenomenological study that aimed to understand the experience of the student enrolled in both the Bachelor and the teaching undergraduate degree in nursing at the same time. Interviews with eight nursing students from a public university of Minas Gerais, Brazil, were undertaken. Analyses were conducted based on the social phenomenology of Alfred Schütz. Results showed that according to the pupils, there is no connection between the teaching courses and the Bachelor ones, but they also highlighted that the teaching degree helps educational activities in nursing. The students have interest in working with health education and to become nursing teachers. They also consider that the dual degree allows the expansion of knowledge and generates better expectations related to professional practice. However, it has gaps which need to be reviewed by those who work in nursing education, addressing the specific theoretical and practical needs of nursing students.
Palabras clave : Educação em enfermagem
Bacharelado em enfermagem
Ensino superior
Education
Nursing
Education
Baccalaureate
Higher
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000400011
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8389
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.