Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/832
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vitorrezendealmeida.pdf2.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Álgebra linear como um curso de serviço: o estudo das transformações lineares
Autor(es): Almeida, Vitor Rezende
Primeiro Orientador: Mendes, Cristiane de Andrade
Co-orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Oliveira, Viviane Cristina Almada de
Membro da banca: Bolite Frant, Janete
Membro da banca: Olimpio Junior, Antonio
Resumo: Neste trabalho investigamos quais são as características que deve possuir a disciplina Álgebra Linear para que ela seja considerada um Curso de Serviço para uma Licenciatura em Matemática. Caracterizamos esta pesquisa pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação, na qual realizamos uma leitura de entrevistas com alunos de uma Pós-Graduação em Educação Matemática, projetamos, executamos e analisamos um Seminário de Álgebra Linear com alunos de uma Licenciatura em Matemática. A leitura da produção de significados de todos envolvidos nesta pesquisa foi desenvolvida tomando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional, elaborado a partir dessa investigação, é uma proposta de ensino do conteúdo transformação linear direcionada para a formação matemática de estudantes da Licenciatura em Matemática, entendendo a disciplina Álgebra Linear como um Curso de Serviço.
Abstract: In this work, we investigate which characteristics the discipline Linear Algebra must have to be considered a Service Course for a Major in Mathematics. We characterize this research by developing a qualitative research approach in which we put into practice a reading of interviews with students of a Graduate course in Mathematics Education, and besides, we developed, put into practice and analyzed a Seminary on Linear Algebra with students of a Mathematics course. The reading of the meanings produced by all involved in this research was developed taking as a reference the Model of Semantic Fields. The educational product, drawn from this research, is a proposal for teaching in linear transformation directed to students in Mathematics who are preparing themselves to be teachers, understanding the discipline Linear Algebra as a Service-Course.
Palavras-chave: Educação Matemática
Curso de Serviço
Licenciatura em Matemática
Formação de Professores
Álgebra Linear
Mathematics Education
Service course
Major in Mathematics
Teacher training
Linear algebra
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/832
Data do documento: 14-Nov-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.