https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/832
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vitorrezendealmeida.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Álgebra linear como um curso de serviço: o estudo das transformações lineares |
Autor(es): | Almeida, Vitor Rezende |
Primeiro Orientador: | Mendes, Cristiane de Andrade |
Co-orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Membro da banca: | Oliveira, Viviane Cristina Almada de |
Membro da banca: | Bolite Frant, Janete |
Membro da banca: | Olimpio Junior, Antonio |
Resumo: | Neste trabalho investigamos quais são as características que deve possuir a disciplina Álgebra Linear para que ela seja considerada um Curso de Serviço para uma Licenciatura em Matemática. Caracterizamos esta pesquisa pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação, na qual realizamos uma leitura de entrevistas com alunos de uma Pós-Graduação em Educação Matemática, projetamos, executamos e analisamos um Seminário de Álgebra Linear com alunos de uma Licenciatura em Matemática. A leitura da produção de significados de todos envolvidos nesta pesquisa foi desenvolvida tomando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional, elaborado a partir dessa investigação, é uma proposta de ensino do conteúdo transformação linear direcionada para a formação matemática de estudantes da Licenciatura em Matemática, entendendo a disciplina Álgebra Linear como um Curso de Serviço. |
Abstract: | In this work, we investigate which characteristics the discipline Linear Algebra must have to be considered a Service Course for a Major in Mathematics. We characterize this research by developing a qualitative research approach in which we put into practice a reading of interviews with students of a Graduate course in Mathematics Education, and besides, we developed, put into practice and analyzed a Seminary on Linear Algebra with students of a Mathematics course. The reading of the meanings produced by all involved in this research was developed taking as a reference the Model of Semantic Fields. The educational product, drawn from this research, is a proposal for teaching in linear transformation directed to students in Mathematics who are preparing themselves to be teachers, understanding the discipline Linear Algebra as a Service-Course. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Curso de Serviço Licenciatura em Matemática Formação de Professores Álgebra Linear Mathematics Education Service course Major in Mathematics Teacher training Linear algebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/832 |
Data do documento: | 14-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.