https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/832
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
vitorrezendealmeida.pdf | 2.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Álgebra linear como um curso de serviço: o estudo das transformações lineares |
Autor(es): | Almeida, Vitor Rezende |
Orientador: | Mendes, Cristiane de Andrade |
Co-orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Viviane Cristina Almada de |
Miembros Examinadores: | Bolite Frant, Janete |
Miembros Examinadores: | Olimpio Junior, Antonio |
Resumo: | Neste trabalho investigamos quais são as características que deve possuir a disciplina Álgebra Linear para que ela seja considerada um Curso de Serviço para uma Licenciatura em Matemática. Caracterizamos esta pesquisa pelo desenvolvimento de uma abordagem qualitativa de investigação, na qual realizamos uma leitura de entrevistas com alunos de uma Pós-Graduação em Educação Matemática, projetamos, executamos e analisamos um Seminário de Álgebra Linear com alunos de uma Licenciatura em Matemática. A leitura da produção de significados de todos envolvidos nesta pesquisa foi desenvolvida tomando como referencial o Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional, elaborado a partir dessa investigação, é uma proposta de ensino do conteúdo transformação linear direcionada para a formação matemática de estudantes da Licenciatura em Matemática, entendendo a disciplina Álgebra Linear como um Curso de Serviço. |
Resumen : | In this work, we investigate which characteristics the discipline Linear Algebra must have to be considered a Service Course for a Major in Mathematics. We characterize this research by developing a qualitative research approach in which we put into practice a reading of interviews with students of a Graduate course in Mathematics Education, and besides, we developed, put into practice and analyzed a Seminary on Linear Algebra with students of a Mathematics course. The reading of the meanings produced by all involved in this research was developed taking as a reference the Model of Semantic Fields. The educational product, drawn from this research, is a proposal for teaching in linear transformation directed to students in Mathematics who are preparing themselves to be teachers, understanding the discipline Linear Algebra as a Service-Course. |
Palabras clave : | Educação Matemática Curso de Serviço Licenciatura em Matemática Formação de Professores Álgebra Linear Mathematics Education Service course Major in Mathematics Teacher training Linear algebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/832 |
Fecha de publicación : | 14-nov-2013 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.