Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8244
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexaroucacarvalho.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Uso de simuladores computacionais e experimentos de baixo custo no ensino de energia e transformações energéticas para o 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Carvalho, Alex Arouca
Primeiro Orientador: Hernandes, Júlio Akashi
Membro da banca: Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de
Membro da banca: Teixeira, Claudio Henrique da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência didática, que inclui uma plataforma computacional e roteiros didáticos para o ensino de energia e suas transformações, direcionados ao ensino de Física na educação básica, particularmente ao 9o ano do ensino fundamental. Parte dessa sequência utiliza uma plataforma computacional, fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, para explorar os conhecimentos prévios dos alunos e introduzir novos conceitos sobre o tema energia por meio de um material didático potencialmente significativo. O tema foi explorado a partir de uma adequação de conteúdos curriculares sobre energia, suas transformações e suas múltiplas formas presentes na natureza. Nesse sentido, entendemos que este trabalho também pode atender às necessidades dos alunos do ensino médio, traçando um caminho natural de aprendizagem que pode gerar resultados satisfatórios. Concluímos que os resultados obtidos revelaram indícios de uma aprendizagem significativa do conteúdo abordado.
Abstract: This work has a didactic sequence, which includes a computational platform and didactic scripts for teaching and its transformations, directed to the teaching of physics in basic education, particularly to the elementary school year. Partition the computational use, substantiated in the theory of learning major, and the knowledge of materials and students in the significant performance of the energy of the heavy metal acid material means significant. The theme was explored in the midst of an adaptation of curricular contents about energy, its transformations and its varied forms present in nature. This sense, we understand that this work can adapt to the needs of high school students, tracing a natural learning path that is a satisfactory result. We conclude, at the end of the study, the results that revealed the indices of a meaningful learning of the addressed address.
Palavras-chave: Ensino de física
Ensino de energia
Transformações energéticas
Simulação
Physics teaching
Energy teaching
Energy transformations
Simulator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8244
Data do documento: 4-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.