Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8244
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexaroucacarvalho.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Hernandes, Júlio Akashi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760554J4pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787153D2pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Claudio Henrique da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767792T0pt_BR
dc.creatorCarvalho, Alex Arouca-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8452355Y1pt_BR
dc.date.accessioned2018-12-11T10:28:48Z-
dc.date.available2018-12-07-
dc.date.available2018-12-11T10:28:48Z-
dc.date.issued2018-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8244-
dc.description.abstractThis work has a didactic sequence, which includes a computational platform and didactic scripts for teaching and its transformations, directed to the teaching of physics in basic education, particularly to the elementary school year. Partition the computational use, substantiated in the theory of learning major, and the knowledge of materials and students in the significant performance of the energy of the heavy metal acid material means significant. The theme was explored in the midst of an adaptation of curricular contents about energy, its transformations and its varied forms present in nature. This sense, we understand that this work can adapt to the needs of high school students, tracing a natural learning path that is a satisfactory result. We conclude, at the end of the study, the results that revealed the indices of a meaningful learning of the addressed address.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática, que inclui uma plataforma computacional e roteiros didáticos para o ensino de energia e suas transformações, direcionados ao ensino de Física na educação básica, particularmente ao 9o ano do ensino fundamental. Parte dessa sequência utiliza uma plataforma computacional, fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, para explorar os conhecimentos prévios dos alunos e introduzir novos conceitos sobre o tema energia por meio de um material didático potencialmente significativo. O tema foi explorado a partir de uma adequação de conteúdos curriculares sobre energia, suas transformações e suas múltiplas formas presentes na natureza. Nesse sentido, entendemos que este trabalho também pode atender às necessidades dos alunos do ensino médio, traçando um caminho natural de aprendizagem que pode gerar resultados satisfatórios. Concluímos que os resultados obtidos revelaram indícios de uma aprendizagem significativa do conteúdo abordado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino de energiapt_BR
dc.subjectTransformações energéticaspt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectEnergy teachingpt_BR
dc.subjectEnergy transformationspt_BR
dc.subjectSimulatorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUso de simuladores computacionais e experimentos de baixo custo no ensino de energia e transformações energéticas para o 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.