https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8244
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alexaroucacarvalho.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Uso de simuladores computacionais e experimentos de baixo custo no ensino de energia e transformações energéticas para o 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Carvalho, Alex Arouca |
Orientador: | Hernandes, Júlio Akashi |
Miembros Examinadores: | Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de |
Miembros Examinadores: | Teixeira, Claudio Henrique da Silva |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma sequência didática, que inclui uma plataforma computacional e roteiros didáticos para o ensino de energia e suas transformações, direcionados ao ensino de Física na educação básica, particularmente ao 9o ano do ensino fundamental. Parte dessa sequência utiliza uma plataforma computacional, fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, para explorar os conhecimentos prévios dos alunos e introduzir novos conceitos sobre o tema energia por meio de um material didático potencialmente significativo. O tema foi explorado a partir de uma adequação de conteúdos curriculares sobre energia, suas transformações e suas múltiplas formas presentes na natureza. Nesse sentido, entendemos que este trabalho também pode atender às necessidades dos alunos do ensino médio, traçando um caminho natural de aprendizagem que pode gerar resultados satisfatórios. Concluímos que os resultados obtidos revelaram indícios de uma aprendizagem significativa do conteúdo abordado. |
Resumen : | This work has a didactic sequence, which includes a computational platform and didactic scripts for teaching and its transformations, directed to the teaching of physics in basic education, particularly to the elementary school year. Partition the computational use, substantiated in the theory of learning major, and the knowledge of materials and students in the significant performance of the energy of the heavy metal acid material means significant. The theme was explored in the midst of an adaptation of curricular contents about energy, its transformations and its varied forms present in nature. This sense, we understand that this work can adapt to the needs of high school students, tracing a natural learning path that is a satisfactory result. We conclude, at the end of the study, the results that revealed the indices of a meaningful learning of the addressed address. |
Palabras clave : | Ensino de física Ensino de energia Transformações energéticas Simulação Physics teaching Energy teaching Energy transformations Simulator |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Física (SBF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8244 |
Fecha de publicación : | 4-sep-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.