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Tipo: Dissertação
Título: Implementação do BIM no ensino: adequação de matrizes curriculares de cursos de arquitetura através da identificação de permeabilidades de conteúdo
Autor(es): Andrade, Raphael Augusto de
Primeiro Orientador: Borges, Marcos Martins
Co-orientador: Lima, Fernando Tadeu de Araújo
Membro da banca: Marques, Aline Calazans
Membro da banca: Ruschel, Regina Coeli
Resumo: A indústria da construção no Brasil tem demonstrado grande interesse em inovações tecnológicas, projetuais e gerencias como o Building Information Modeling, uma metodologia de gerenciamento da informação da construção que utiliza inovações tecnológicas para otimizar os processos de projeto. Entretanto, os cursos superiores relacionados à construção civil devem implementar conteúdos relacionados a esse novo recurso, caso contrário, os profissionais não terão a formação necessária para adotar o BIM no mercado de trabalho. Este trabalho tem, como objetivo geral, a proposição de um modelo de adequação de conteúdos BIM a matrizes curriculares de arquitetura e urbanismo através da identificação de permeabilidades de conteúdo. Os métodos utilizados para a realização desta pesquisa foram divididos entre: I) método de análise de permeabilidades entre o BIM e a matriz curricular; e II) método de criação da proposta de adequação a partir das competências BIM e dos NPBIM. Como resultado, foi possível identificar as vantagens e desvantagens do método de implementação por permeabilidades e analisar como a estrutura da matriz curricular da FAU/UFJF poderia ser adequada aos conteúdos BIM o que, também, resultou em uma experimentação prática de adequação da disciplina PRT002 do curso. Espera-se com esse trabalho, contribuir com o desenvolvimento de estratégias de implementação do BIM nos cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil.
Abstract: The construction industry in Brazil has shown great interest in technological, design and management innovations such as Building Information Modeling, a construction information management methodology that uses technological innovations to optimize design processes. However, higher education courses of AECO industry must implement content related to this new resources, otherwise, professionals will not have the necessary training to adopt BIM in the industry. This work has, as general objective, the proposition of a model of adequacy of BIM contents to curricular matrices of architecture and urbanism through the identification of content permeabilities. The methods used to carry out this research were divided among: I) method of analysis of permeabilities between BIM and the curricular grade; and II) method of creating the proposal of adequacy from the BIM competencies and NPBIM. As a result, it was possible to identify the advantages and disadvantages of the permeability implementation method and to analyze how the structure of the FAU/UFJF curriculum could be appropriate to the BIM contents, which also resulted in a practical experimentation of the PRT002 course. It is hoped that this work will contribute to the development of BIM implementation strategies in architecture and urbanism courses in Brazil.
Palavras-chave: BIM
Ensino superior
Educação
Permeabilidades
BIM
Higher education
Education
Permeability
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8231
Data do documento: 10-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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