https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8231
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
raphaelaugustodeandrade.pdf | 8.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Implementação do BIM no ensino: adequação de matrizes curriculares de cursos de arquitetura através da identificação de permeabilidades de conteúdo |
Autor(es): | Andrade, Raphael Augusto de |
Orientador: | Borges, Marcos Martins |
Co-orientador: | Lima, Fernando Tadeu de Araújo |
Miembros Examinadores: | Marques, Aline Calazans |
Miembros Examinadores: | Ruschel, Regina Coeli |
Resumo: | A indústria da construção no Brasil tem demonstrado grande interesse em inovações tecnológicas, projetuais e gerencias como o Building Information Modeling, uma metodologia de gerenciamento da informação da construção que utiliza inovações tecnológicas para otimizar os processos de projeto. Entretanto, os cursos superiores relacionados à construção civil devem implementar conteúdos relacionados a esse novo recurso, caso contrário, os profissionais não terão a formação necessária para adotar o BIM no mercado de trabalho. Este trabalho tem, como objetivo geral, a proposição de um modelo de adequação de conteúdos BIM a matrizes curriculares de arquitetura e urbanismo através da identificação de permeabilidades de conteúdo. Os métodos utilizados para a realização desta pesquisa foram divididos entre: I) método de análise de permeabilidades entre o BIM e a matriz curricular; e II) método de criação da proposta de adequação a partir das competências BIM e dos NPBIM. Como resultado, foi possível identificar as vantagens e desvantagens do método de implementação por permeabilidades e analisar como a estrutura da matriz curricular da FAU/UFJF poderia ser adequada aos conteúdos BIM o que, também, resultou em uma experimentação prática de adequação da disciplina PRT002 do curso. Espera-se com esse trabalho, contribuir com o desenvolvimento de estratégias de implementação do BIM nos cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil. |
Resumen : | The construction industry in Brazil has shown great interest in technological, design and management innovations such as Building Information Modeling, a construction information management methodology that uses technological innovations to optimize design processes. However, higher education courses of AECO industry must implement content related to this new resources, otherwise, professionals will not have the necessary training to adopt BIM in the industry. This work has, as general objective, the proposition of a model of adequacy of BIM contents to curricular matrices of architecture and urbanism through the identification of content permeabilities. The methods used to carry out this research were divided among: I) method of analysis of permeabilities between BIM and the curricular grade; and II) method of creating the proposal of adequacy from the BIM competencies and NPBIM. As a result, it was possible to identify the advantages and disadvantages of the permeability implementation method and to analyze how the structure of the FAU/UFJF curriculum could be appropriate to the BIM contents, which also resulted in a practical experimentation of the PRT002 course. It is hoped that this work will contribute to the development of BIM implementation strategies in architecture and urbanism courses in Brazil. |
Palabras clave : | BIM Ensino superior Educação Permeabilidades BIM Higher education Education Permeability |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8231 |
Fecha de publicación : | 10-ago-2018 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.