https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/821
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
miguelluizveigadeoliveira.pdf | 3.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Ensino de matemática para surdos e ou cegos |
Autor(es): | Oliveira, Miguel Luiz Veiga de |
Orientador: | Miyagaki, Olímpio Hiroshi |
Miembros Examinadores: | Rosa, Valéria Mattos da |
Miembros Examinadores: | Cardoso Júnior, Abílio Lemos |
Resumo: | O trabalho apresentado pretende contemplar os professores de Educação Básica que trabalham com alunos que apresentam deficiência auditiva e/ou visual, que por sua vez, necessitam de visualização para um maior aprendizado. Sabe-se que três padrões determina o sinal em LIBRAS: a configuração de mão, o ponto de articulação e a orientação do movimento. Já para o Braile, a visualização se dá pelo tato que possibilita a leitura no código impresso em alto-relevo. Assim, propõe-se o uso do material dourado, canudos de plástico, placa de MDF, tira de borracha, esferas de aço, espetos de madeira de churrasco, garrote e software livre no ensino da matemática para esse público específico, pois acreditamos na possibilidade de se facilitar o trabalho pedagógico iniciando com as operações básicas, aprofundando os temas abordados, sempre com o material concreto, para um melhor entendimento e desenvolvimento do aprendizado do aluno portador de necessidades especiais no mundo dos números, a fim de eliminar a distância dessa importante disciplina para esse grupo de pessoas. |
Resumen : | The presented article is intended to address Basic Education teachers who work with students that have deficiency auditory and / or visual, which in turn, need to display greater learning. It is known that three patterns determine the sign in POUNDS: configuring hand, the pivot point and the direction of motion. Talking about Braille, the preview takes the tact that enables reading the code printed embossed. In this way, we propose the use of golden material, plastic straws, MDF board, rubber strip, steel balls, wooden barbecue skewers, withers and free software in teaching mathematics for that specific audience. Because of this, we believe in the possibility of facilitating the teaching job starting with the basic operations, deepening the topics discussed, all with the concrete material, for a better understanding and development of a student with learning disabilities in the world of numbers, in order to eliminate the distance of this important discipline for this group of people. |
Palabras clave : | Ensino de matemática Material concreto Teaching Math Concrete material |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/821 |
Fecha de publicación : | 18-mar-2014 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.