Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/821
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
miguelluizveigadeoliveira.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miyagaki, Olímpio Hiroshi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783379E4pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Valéria Mattos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782699Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso Júnior, Abílio Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758624H3pt_BR
dc.creatorOliveira, Miguel Luiz Veiga de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213617P4pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T14:02:04Z-
dc.date.available2016-02-22-
dc.date.available2016-02-26T14:02:04Z-
dc.date.issued2014-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/821-
dc.description.abstractThe presented article is intended to address Basic Education teachers who work with students that have deficiency auditory and / or visual, which in turn, need to display greater learning. It is known that three patterns determine the sign in POUNDS: configuring hand, the pivot point and the direction of motion. Talking about Braille, the preview takes the tact that enables reading the code printed embossed. In this way, we propose the use of golden material, plastic straws, MDF board, rubber strip, steel balls, wooden barbecue skewers, withers and free software in teaching mathematics for that specific audience. Because of this, we believe in the possibility of facilitating the teaching job starting with the basic operations, deepening the topics discussed, all with the concrete material, for a better understanding and development of a student with learning disabilities in the world of numbers, in order to eliminate the distance of this important discipline for this group of people.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresentado pretende contemplar os professores de Educação Básica que trabalham com alunos que apresentam deficiência auditiva e/ou visual, que por sua vez, necessitam de visualização para um maior aprendizado. Sabe-se que três padrões determina o sinal em LIBRAS: a configuração de mão, o ponto de articulação e a orientação do movimento. Já para o Braile, a visualização se dá pelo tato que possibilita a leitura no código impresso em alto-relevo. Assim, propõe-se o uso do material dourado, canudos de plástico, placa de MDF, tira de borracha, esferas de aço, espetos de madeira de churrasco, garrote e software livre no ensino da matemática para esse público específico, pois acreditamos na possibilidade de se facilitar o trabalho pedagógico iniciando com as operações básicas, aprofundando os temas abordados, sempre com o material concreto, para um melhor entendimento e desenvolvimento do aprendizado do aluno portador de necessidades especiais no mundo dos números, a fim de eliminar a distância dessa importante disciplina para esse grupo de pessoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectTeaching Mathpt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEnsino de matemática para surdos e ou cegospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.