Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8157
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Avaliação da imagem corporal em professores de educação física.pdf248.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Artigo de Periódico
Título : Avaliação da imagem corporal em professores de educação física atuantes no fitness na cidade do Rio de Janeiro
Otros títulos : Evaluation of body image in physical education teachers working in the fitness market of the city of Rio de Janeiro
Autor(es): Vilhena, Lígia Martins
Santos, Tony Meireles
Palma, Alexandre
Murão, Ludmila
Resumo: Identificar a prevalência de distorções de imagem corporal (IC) entre os sexos, em professores atuantes no mercado do Fitness da cidade do Rio de Janeiro. Para avaliação da IC foi utilizado o Body Shape Questionnaire (BSQ) em 255 professores (179 homens). Observamos que 7,3% dos professores e 32,8% das professoras apresentaram leve ou moderada distorção. As mulheres (71,2 ± 22,4) apresentaram escores de BSQ estatisticamente superiores (p < 0,001) aos homens (53,2 ± 17,0). Observou-se ainda uma crescente preocupação e cuidado com a construção de uma forma ideal de corpo entre os docentes, uma vez que níveis elevados de desempenho físico e estético significam garantia de domínio técnico e psicológico junto aos alunos, impactando em sua moral e sucesso.
Resumen : This study aimed to identify the prevalence of body image distortions (IC) between genders in teachers working in the fitness market of the city of Rio de Janeiro. The Body Shape Questionnaire (BSQ) was used to evaluate the IC in 255 teachers (179 men). We found that 7.3% of male teachers and 32.8% of female teachers presented a slight or moderate distortion. Women (71.2 ± 22.4) achieved statistically superior BSQ scores (p <0.001) compared to men (53.2 ± 17.0). There was also a growing concern and care for the construction of an ideal body shape among teachers, since high levels of physical and aesthetic performance ensure technical and psychological domain with the students, influencing their morale and success.
Palabras clave : Dieta
Substâncias químicas
Docente
Estética
Diet
Chemicals
Teacher
Aesthetics
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : -
Sigla de la Instituición: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892012000200014
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/8157
Fecha de publicación : abr-2012
Aparece en las colecciones: Artigos de Periódicos



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.