https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7724
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais.pdf | 517.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais |
Author: | Soares, Tufi Machado Fernandes, Neimar da Silva Nóbrega, Mariana Calife Nicolella, Alexandre Chibebe |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apontar quais são os principais fatores que influenciam o abandono escolar no ensino médio. Os dados utilizados baseiam-se em uma série histórica construída a partir do levantamento das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) e numa ampla pesquisa realizada no estado de Minas Gerais (MG), a qual culminou na coleta de diversas informações de um total de 3.418 entrevistados (entre alunos cursantes e não-cursantes). Com base nesses dados, estimaram-se modelos de regressão de risco proporcional de Cox, que permitiram identificar a correlação entre fatores intra e extraescolares com o abandono precoce. Outro modelo desenvolvido utilizou as bases de dados da PNAD, em que um modelo logito foi estimado, permitindo verificar a taxa do não abandono na trajetória do ensino médio também para o estado de Minas Gerais. Entre os resultados encontrados, destacam-se alguns fatores expressivos na explicação do abandono, tais como: a dificuldade nas disciplinas, ânsia por uma escola diferente, percepção de melhores oportunidades de trabalho com a continuidade dos estudos e a importância atribuída na escolha à escola. |
Abstract: | - |
Keywords: | Abandono escolar Ensino médio PSAE PNAD |
CNPq: | - |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | - |
Institution Initials: | - |
Access Type: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7724 |
Issue Date: | Jul-2015 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.