Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7724
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais.pdf517.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Periódico
Title: Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais
Author: Soares, Tufi Machado
Fernandes, Neimar da Silva
Nóbrega, Mariana Calife
Nicolella, Alexandre Chibebe
Resumo: Este artigo tem como objetivo apontar quais são os principais fatores que influenciam o abandono escolar no ensino médio. Os dados utilizados baseiam-se em uma série histórica construída a partir do levantamento das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) e numa ampla pesquisa realizada no estado de Minas Gerais (MG), a qual culminou na coleta de diversas informações de um total de 3.418 entrevistados (entre alunos cursantes e não-cursantes). Com base nesses dados, estimaram-se modelos de regressão de risco proporcional de Cox, que permitiram identificar a correlação entre fatores intra e extraescolares com o abandono precoce. Outro modelo desenvolvido utilizou as bases de dados da PNAD, em que um modelo logito foi estimado, permitindo verificar a taxa do não abandono na trajetória do ensino médio também para o estado de Minas Gerais. Entre os resultados encontrados, destacam-se alguns fatores expressivos na explicação do abandono, tais como: a dificuldade nas disciplinas, ânsia por uma escola diferente, percepção de melhores oportunidades de trabalho com a continuidade dos estudos e a importância atribuída na escolha à escola.
Abstract: -
Keywords: Abandono escolar
Ensino médio
PSAE
PNAD
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7724
Issue Date: Jul-2015
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.