Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/766
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
adrianoviniciodasilvadocarmo.pdf2.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Comunicação e colaboração docente: análise de artefatos cognitivos em aulas do portal do professor
Autor(es): Carmo, Adriano Vinício da Silva do
Orientador: Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Miembros Examinadores: Pimenta, Francisco José Paoliello
Miembros Examinadores: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Resumo: Esta é uma pesquisa descritiva que investiga a estrutura e o funcionamento do website educacional Portal do Professor, seção Espaço da Aula, tomando como unidades de análise sua ferramenta de criação de planos de aula (Criar Aula) e as páginas resultantes do trabalho de criação de aulas (disponíveis em Sugestões de Aula). Para isso, considera-se que: 1) websites (e suas páginas) podem ser caracterizados pelos meios de representação que utilizam (texto, imagem, animação, som, vídeo etc.) e pelas conexões/interligações que realizam com suas páginas internas ou com outras páginas na Web e 2) websites podem ser entendidos como Nichos Cognitivos, que são constituídos por diversos artefatos, que, além de cognitivos, apresentam propriedades semióticas específicas, concebidas ou oportunisticamente usadas para melhorar, ou simplesmente alterar, certas competências cognitivas. Durante a pesquisa, foi definida uma amostra aleatória de 70 aulas para aplicação de um instrumento quantitativo. Após isso, analisando o mapeamento resultante, foram listadas 7 aulas para a análise qualitativa. A discussão dos resultados levou a algumas afirmações: 1) a criação de uma aula online é um processo educacional, cognitivamente desenvolvido e apoiado por um nicho já construído (o Criar Aula); 2) as aulas já prontas são produtos educacionais que são publicadas no Sugestões de Aula, compondo um repositório que opera como um nicho cognitivo à medida que oferece possibilidades de ação (escolha de aulas diversas) mediante determinadas contingências educacionais; 3) a colaboração docente em um website, como um processo de cognição distribuída, é (ou possui condições de ser) potencializada, visto a facilidade de interconexão entre diversos artefatos e pessoas, formando nichos cognitivos específicos.
Resumen : This is a descriptive study that investigates the structure and functioning of the educational website Portal do Professor section Espaço da Aula, taking as their units of analysis the tool for creating lesson plans (Criar Aula) and the resulting pages of the work of creating lesson plans (available at Sugestões de Aula). For this, it is considered that: 1) websites (and its pages) can be characterized by means of representation used (text, image, animation, sound, video, etc.) and the connections/interconnections that carry out with your internal pages or with other Web pages and 2) websites can be understood as Cognitive Niche, which consist of various artifacts, which, in addition to cognitive, have specific, designed or used opportunistically semiotic properties to improve, or simply change certain cognitive skills. During the research, was set a random sample of 70 lesson plans to application of a quantitative instrument. After that, analyzing the resulting mapping, 7 lesson plans were listed for qualitative analysis. The discussion led to some statements: 1) the creation of an online lesson plan is an educational process, cognitively developed and supported by a niche already built (the Criar Aula), 2) the ready lesson plans are educational products that are published in Sugestões de Aulas, composing a repository that operates as a cognitive niche as offering possibilities for action (choice of several lesson plans) under certain educational contingencies, 3) teacher collaboration on a website as a process of distributed cognition, is (or is able to be) potentiated, because facilitates the interconnection between various artifacts and people forming specific cognitive niches.
Palabras clave : Comunicação
Colaboração
Cognição distribuída
Nichos cognitivos
Artefatos cognitivos
Communication
Collaboration
Distributed cognition
Cognitive niches
Cognitive artifacts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/766
Fecha de publicación : 17-mar-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.