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dc.contributor.advisor1Queiroz, Álvaro João Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796340Y5pt_BR
dc.creatorCarmo, Adriano Vinício da Silva do-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241193J4pt_BR
dc.date.accessioned2016-02-26T13:03:31Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-02-26T13:03:31Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/766-
dc.description.abstractThis is a descriptive study that investigates the structure and functioning of the educational website Portal do Professor section Espaço da Aula, taking as their units of analysis the tool for creating lesson plans (Criar Aula) and the resulting pages of the work of creating lesson plans (available at Sugestões de Aula). For this, it is considered that: 1) websites (and its pages) can be characterized by means of representation used (text, image, animation, sound, video, etc.) and the connections/interconnections that carry out with your internal pages or with other Web pages and 2) websites can be understood as Cognitive Niche, which consist of various artifacts, which, in addition to cognitive, have specific, designed or used opportunistically semiotic properties to improve, or simply change certain cognitive skills. During the research, was set a random sample of 70 lesson plans to application of a quantitative instrument. After that, analyzing the resulting mapping, 7 lesson plans were listed for qualitative analysis. The discussion led to some statements: 1) the creation of an online lesson plan is an educational process, cognitively developed and supported by a niche already built (the Criar Aula), 2) the ready lesson plans are educational products that are published in Sugestões de Aulas, composing a repository that operates as a cognitive niche as offering possibilities for action (choice of several lesson plans) under certain educational contingencies, 3) teacher collaboration on a website as a process of distributed cognition, is (or is able to be) potentiated, because facilitates the interconnection between various artifacts and people forming specific cognitive niches.pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa descritiva que investiga a estrutura e o funcionamento do website educacional Portal do Professor, seção Espaço da Aula, tomando como unidades de análise sua ferramenta de criação de planos de aula (Criar Aula) e as páginas resultantes do trabalho de criação de aulas (disponíveis em Sugestões de Aula). Para isso, considera-se que: 1) websites (e suas páginas) podem ser caracterizados pelos meios de representação que utilizam (texto, imagem, animação, som, vídeo etc.) e pelas conexões/interligações que realizam com suas páginas internas ou com outras páginas na Web e 2) websites podem ser entendidos como Nichos Cognitivos, que são constituídos por diversos artefatos, que, além de cognitivos, apresentam propriedades semióticas específicas, concebidas ou oportunisticamente usadas para melhorar, ou simplesmente alterar, certas competências cognitivas. Durante a pesquisa, foi definida uma amostra aleatória de 70 aulas para aplicação de um instrumento quantitativo. Após isso, analisando o mapeamento resultante, foram listadas 7 aulas para a análise qualitativa. A discussão dos resultados levou a algumas afirmações: 1) a criação de uma aula online é um processo educacional, cognitivamente desenvolvido e apoiado por um nicho já construído (o Criar Aula); 2) as aulas já prontas são produtos educacionais que são publicadas no Sugestões de Aula, compondo um repositório que opera como um nicho cognitivo à medida que oferece possibilidades de ação (escolha de aulas diversas) mediante determinadas contingências educacionais; 3) a colaboração docente em um website, como um processo de cognição distribuída, é (ou possui condições de ser) potencializada, visto a facilidade de interconexão entre diversos artefatos e pessoas, formando nichos cognitivos específicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectColaboraçãopt_BR
dc.subjectCognição distribuídapt_BR
dc.subjectNichos cognitivospt_BR
dc.subjectArtefatos cognitivospt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectCollaborationpt_BR
dc.subjectDistributed cognitionpt_BR
dc.subjectCognitive nichespt_BR
dc.subjectCognitive artifactspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleComunicação e colaboração docente: análise de artefatos cognitivos em aulas do portal do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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