Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/766
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianoviniciodasilvadocarmo.pdf2.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Comunicação e colaboração docente: análise de artefatos cognitivos em aulas do portal do professor
Author: Carmo, Adriano Vinício da Silva do
First Advisor: Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Referee Member: Pimenta, Francisco José Paoliello
Referee Member: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de
Resumo: Esta é uma pesquisa descritiva que investiga a estrutura e o funcionamento do website educacional Portal do Professor, seção Espaço da Aula, tomando como unidades de análise sua ferramenta de criação de planos de aula (Criar Aula) e as páginas resultantes do trabalho de criação de aulas (disponíveis em Sugestões de Aula). Para isso, considera-se que: 1) websites (e suas páginas) podem ser caracterizados pelos meios de representação que utilizam (texto, imagem, animação, som, vídeo etc.) e pelas conexões/interligações que realizam com suas páginas internas ou com outras páginas na Web e 2) websites podem ser entendidos como Nichos Cognitivos, que são constituídos por diversos artefatos, que, além de cognitivos, apresentam propriedades semióticas específicas, concebidas ou oportunisticamente usadas para melhorar, ou simplesmente alterar, certas competências cognitivas. Durante a pesquisa, foi definida uma amostra aleatória de 70 aulas para aplicação de um instrumento quantitativo. Após isso, analisando o mapeamento resultante, foram listadas 7 aulas para a análise qualitativa. A discussão dos resultados levou a algumas afirmações: 1) a criação de uma aula online é um processo educacional, cognitivamente desenvolvido e apoiado por um nicho já construído (o Criar Aula); 2) as aulas já prontas são produtos educacionais que são publicadas no Sugestões de Aula, compondo um repositório que opera como um nicho cognitivo à medida que oferece possibilidades de ação (escolha de aulas diversas) mediante determinadas contingências educacionais; 3) a colaboração docente em um website, como um processo de cognição distribuída, é (ou possui condições de ser) potencializada, visto a facilidade de interconexão entre diversos artefatos e pessoas, formando nichos cognitivos específicos.
Abstract: This is a descriptive study that investigates the structure and functioning of the educational website Portal do Professor section Espaço da Aula, taking as their units of analysis the tool for creating lesson plans (Criar Aula) and the resulting pages of the work of creating lesson plans (available at Sugestões de Aula). For this, it is considered that: 1) websites (and its pages) can be characterized by means of representation used (text, image, animation, sound, video, etc.) and the connections/interconnections that carry out with your internal pages or with other Web pages and 2) websites can be understood as Cognitive Niche, which consist of various artifacts, which, in addition to cognitive, have specific, designed or used opportunistically semiotic properties to improve, or simply change certain cognitive skills. During the research, was set a random sample of 70 lesson plans to application of a quantitative instrument. After that, analyzing the resulting mapping, 7 lesson plans were listed for qualitative analysis. The discussion led to some statements: 1) the creation of an online lesson plan is an educational process, cognitively developed and supported by a niche already built (the Criar Aula), 2) the ready lesson plans are educational products that are published in Sugestões de Aulas, composing a repository that operates as a cognitive niche as offering possibilities for action (choice of several lesson plans) under certain educational contingencies, 3) teacher collaboration on a website as a process of distributed cognition, is (or is able to be) potentiated, because facilitates the interconnection between various artifacts and people forming specific cognitive niches.
Keywords: Comunicação
Colaboração
Cognição distribuída
Nichos cognitivos
Artefatos cognitivos
Communication
Collaboration
Distributed cognition
Cognitive niches
Cognitive artifacts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/766
Issue Date: 17-Mar-2014
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.