Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7397
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência.pdf504.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Artigo de Periódico
Title: Pensando sobre formação docente, subjetividade e experiência de si a partir da escrita de estudantes de Pedagogia
Other Titles: Thinking about docent training, and subjectivity experience of oneself from the writing of pedagogy students
Author: Castro, Roney Polato de
Resumo: O artigo discute as experiências de estudantes de um curso de Pedagogia em uma disciplina que trabalha com as temáticas das relações de gênero e sexualidades. O foco de análise são as produções das estudantes em textos denominados “diários de bordo”, que contêm narrativas escritas a partir das experiências vividas e do que foi pensado sobre as temáticas abordadas nas aulas. As análises dessas escritas tornaram visíveis as questões que as estudantes levantam sobre o exercício da docência, seus deslocamentos analíticos acerca de suas próprias subjetivida- des, os processos inventivos de produção de si e os estranha- mentos sobre o saber de si e dos outros, além da própria escrita como atividade capaz de produzir outros modos de narrar-se a si mesmas.
Abstract: This article discusses the experiences of Pedagogy students in a course on gender relations and sexuality. The analytical focus is the production of students in journals that contain written narratives on their lived experiences and on what was taught in class. The analysis of the students’ writings allowed us to identify their questions on the teaching, their analytical displacement regarding their own subjectivities, the inventive production of themselves, the estrangement about the knowledge of themselves and of others, as well as the actual writing as activity capable of producing other ways of narrating to themselves.
Keywords: Diário de bordo
Escrita
Formação docente
Experiência
Sexualidades
Logbook
Writing
Docent training,
Experience
Sexualities
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607903
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7397
Issue Date: Jan-2016
Appears in Collections:Artigos de Periódicos



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.