https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7294
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evidências de validade da escala de atitudes em relação à leitura.pdf | 633.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | Evidências de validade da escala de atitudes em relação à leitura: ERAS-Br |
Otros títulos : | Evidence of the validity of the scale of attitudes towards reading: ERAS-Br |
Autor(es): | Almeida, Lara Carolina de Barbosa, Altemir José Gonçalves Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da |
Resumo: | Para obter evidências de validade e fidedignidade, a Escala de Atitudes em Relação à Leitura (ERAS-Br) foi aplicada em 335 estudantes do Ensino Fundamental. Identificou-se que estruturas muldimensionais com dois (Leitura Acadêmica e Leitura Recreativa) ou três (Leitura Recreativa, Leitura Acadêmica Geral e Leitura Acadêmica Avaliação) fatores e um fator de segunda ordem são adequadas para a ERAS-Br. Tanto a medida como um todo quanto seus fatores apresentaram consistência interna satisfatória. Um procedimento de teste-reteste com um intervalo de dois anos e parte da amostra obteve coeficientes de estabilidade suficientes ou bons. De modo geral, as atitudes em relação à leitura tenderam a ser ligeiramente positivas, mas declinaram no intervalo de dois anos. Embora a ERAS-Br possua boas evidências de validade baseadas na estrutura interna e fidedignidade, o fato de as atitudes em relação à leitura se tornarem menos positivas ao longo dos anos é preocupante. Pesquisas adicionais são recomendadas. |
Resumen : | To obtain evidence of validity and reliability, the Brazilian version of the Elementary Reading Attitude Survey (ERAS-Br) was applied to 335 elementary school students. It was identified that multidimensional structures with two (Academic Reading and Recreational Reading) or three (Recreational Reading, General Academic Reading and Academic Reading Assessment) factors and one factor of second order are suitable to the ERAS-Br. Both the measure as a whole and the factors showed a satisfactory internal consistency. A test-retest procedure with an interval of 2 years and part of the sample obtained sufficient or good stability coefficients. Overall, the attitudes toward reading tended to be slightly positive, but declined in the 2-year interval. Although the ERAS-Br has good validity evidence based on the internal structure and reliability, the fact that the attitudes toward reading become less positive over the years is worrying. Further studies are recommended. |
Palabras clave : | Atitudes Leitura Medidas Avaliação psicoeducacional Attitudes Reading Measures Psychoeducational assessment |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Citación : | ALMEIDA, Lara Carolina de; BARBOSA, Altemir José Gonçalves; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Evidências de Validade da Escala de Atitudes em Relação à Leitura: ERAS-Br. Psico-USF, Campinas, v. 22, n. 3, p. 485-500, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300485&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220309. |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220309 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7294 |
Fecha de publicación : | sep-2017 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.