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Type: Artigo de Periódico
Title: Evidências de validade da escala de atitudes em relação à leitura: ERAS-Br
Other Titles: Evidence of the validity of the scale of attitudes towards reading: ERAS-Br
Author: Almeida, Lara Carolina de
Barbosa, Altemir José Gonçalves
Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Resumo: Para obter evidências de validade e fidedignidade, a Escala de Atitudes em Relação à Leitura (ERAS-Br) foi aplicada em 335 estudantes do Ensino Fundamental. Identificou-se que estruturas muldimensionais com dois (Leitura Acadêmica e Leitura Recreativa) ou três (Leitura Recreativa, Leitura Acadêmica Geral e Leitura Acadêmica Avaliação) fatores e um fator de segunda ordem são adequadas para a ERAS-Br. Tanto a medida como um todo quanto seus fatores apresentaram consistência interna satisfatória. Um procedimento de teste-reteste com um intervalo de dois anos e parte da amostra obteve coeficientes de estabilidade suficientes ou bons. De modo geral, as atitudes em relação à leitura tenderam a ser ligeiramente positivas, mas declinaram no intervalo de dois anos. Embora a ERAS-Br possua boas evidências de validade baseadas na estrutura interna e fidedignidade, o fato de as atitudes em relação à leitura se tornarem menos positivas ao longo dos anos é preocupante. Pesquisas adicionais são recomendadas.
Abstract: To obtain evidence of validity and reliability, the Brazilian version of the Elementary Reading Attitude Survey (ERAS-Br) was applied to 335 elementary school students. It was identified that multidimensional structures with two (Academic Reading and Recreational Reading) or three (Recreational Reading, General Academic Reading and Academic Reading Assessment) factors and one factor of second order are suitable to the ERAS-Br. Both the measure as a whole and the factors showed a satisfactory internal consistency. A test-retest procedure with an interval of 2 years and part of the sample obtained sufficient or good stability coefficients. Overall, the attitudes toward reading tended to be slightly positive, but declined in the 2-year interval. Although the ERAS-Br has good validity evidence based on the internal structure and reliability, the fact that the attitudes toward reading become less positive over the years is worrying. Further studies are recommended.
Keywords: Atitudes
Leitura
Medidas
Avaliação psicoeducacional
Attitudes
Reading
Measures
Psychoeducational assessment
CNPq: -
Language: por
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Citation: ALMEIDA, Lara Carolina de; BARBOSA, Altemir José Gonçalves; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Evidências de Validade da Escala de Atitudes em Relação à Leitura: ERAS-Br. Psico-USF, Campinas, v. 22, n. 3, p. 485-500, dez. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712017000300485&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220309.
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220309
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7294
Issue Date: Sep-2017
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