https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7290
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Functionality of children aged 5 to 7 years born prematurely.pdf | 388.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Functionality of children aged 5 to 7 years born prematurely |
Título(s) alternativo(s): | Funcionalidade de crianças entre 5 e 7 anos nascidas prematuras |
Autor(es): | Souza, Natalia Trindade de Chagas, Paula Silva de Carvalho Campos, Gabriela Gomes de Valenzuela, Elisa de Jesus Frônio, Jaqueline da Silva Ribeiro, Luiz Claudio |
Resumo: | Introdução: A prematuridade é um dos diversos fatores de risco que podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento de crianças. Objetivo: Avaliar a funcionalidade de crianças que nasceram prematuras e se encontram na faixa etária entre 5 e 7 anos, inseridas no ambiente escolar, comparando-as com crianças nascidas a termo. Métodos: Este foi um estudo transversal com a participação de 110 crianças, divididas em 2 grupos (55 no grupo prematuro-GPT; 55 no grupo a termo-GAT). Foram coletados os dados sócio-demográficos da família e da criança e a família foi classificada economicamente pelo Critério de Classificação Econômica Brasil (ABEP). A funcionalidade foi avaliada com o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Resultados: Em relação às variáveis descritivas foram encontradas diferenças significativas na idade gestacional (p < 0,001), peso ao nascimento (p < 0,001), intercorrências no período perinatal (p < 0,001), doenças atuais (p = 0,010) e escolaridade da criança (p = 0,023). Com relação à funcionalidade, na parte de Assistência do Cuidador, foi encontrada diferença significativa na área de Mobilidade (p = 0,009). Conclusão: Os resultados deste estudo apontam que as crianças nascidas prematuras e que se encontram na faixa etária de 5 a 7 anos e inseridas no ambiente escolar quando comparadas a crianças nascidas a termo, não apresentam diferenças nas Habilidades Funcionais. Contudo, os cuidadores das crianças nascidas prematuras ofertam maior cuidado na área de mobilidade quando comparados aos cuidadores de crianças nascidas a termo. |
Abstract: | Introduction: Preterm birth is one of several risk factors that can compromise child growth and development. Objective: Evaluate the functionality of 5 to 7-year-old schoolchildren born prematurely and compare them to children born full-term. Methods: This was a cross-sectional study with 110 children divided into 2 groups (55 in the preterm group - PTG; 55 in the full-term group - FTG). Sociodemographic data were collected of the families and children and the families were economically classified according to the Brazilian Economic Classification Criteria - CCEB (Brazilian Association of Market Research Companies – ABEP) Functionality was assessed using the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). Results: With respect to the descriptive variables, significant differences were observed for gestational age (p < 0.001), birth weight (p < 0.001), complications during the perinatal period (p < 0.001), current diseases (p = 0.010) and schooling level of the child (p = 0.023). In regard to functionality, on the Caregiver Assistance scale, a significant difference was recorded for mobility (p = 0.009). Conclusion: The results of this study demonstrate that 5 to 7-year-old schoolchildren born prematurely showed no differences in functional skills when compared to full-term children. However, the caregivers of preterm children provide greater mobility assistance compared to those caring for full-term children. |
Palavras-chave: | Prematuro Saúde da criança Criança Desenvolvimento Infantil Performance funcional Premature Child health Children Child development Functional performance |
CNPq: | - |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Citação: | SOUZA, Natalia Trindade de et al . Functionality of children aged 5 to 7 years born prematurely. Fisioter. mov., Curitiba , v. 30, supl. 1, p. 121-129, 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502017000500121&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.030.s01.ao12. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.030.s01.ao12 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7290 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.