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Type: Artigo de Periódico
Title: Functionality of children aged 5 to 7 years born prematurely
Other Titles: Funcionalidade de crianças entre 5 e 7 anos nascidas prematuras
Author: Souza, Natalia Trindade de
Chagas, Paula Silva de Carvalho
Campos, Gabriela Gomes de
Valenzuela, Elisa de Jesus
Frônio, Jaqueline da Silva
Ribeiro, Luiz Claudio
Resumo: Introdução: A prematuridade é um dos diversos fatores de risco que podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento de crianças. Objetivo: Avaliar a funcionalidade de crianças que nasceram prematuras e se encontram na faixa etária entre 5 e 7 anos, inseridas no ambiente escolar, comparando-as com crianças nascidas a termo. Métodos: Este foi um estudo transversal com a participação de 110 crianças, divididas em 2 grupos (55 no grupo prematuro-GPT; 55 no grupo a termo-GAT). Foram coletados os dados sócio-demográficos da família e da criança e a família foi classificada economicamente pelo Critério de Classificação Econômica Brasil (ABEP). A funcionalidade foi avaliada com o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Resultados: Em relação às variáveis descritivas foram encontradas diferenças significativas na idade gestacional (p < 0,001), peso ao nascimento (p < 0,001), intercorrências no período perinatal (p < 0,001), doenças atuais (p = 0,010) e escolaridade da criança (p = 0,023). Com relação à funcionalidade, na parte de Assistência do Cuidador, foi encontrada diferença significativa na área de Mobilidade (p = 0,009). Conclusão: Os resultados deste estudo apontam que as crianças nascidas prematuras e que se encontram na faixa etária de 5 a 7 anos e inseridas no ambiente escolar quando comparadas a crianças nascidas a termo, não apresentam diferenças nas Habilidades Funcionais. Contudo, os cuidadores das crianças nascidas prematuras ofertam maior cuidado na área de mobilidade quando comparados aos cuidadores de crianças nascidas a termo.
Abstract: Introduction: Preterm birth is one of several risk factors that can compromise child growth and development. Objective: Evaluate the functionality of 5 to 7-year-old schoolchildren born prematurely and compare them to children born full-term. Methods: This was a cross-sectional study with 110 children divided into 2 groups (55 in the preterm group - PTG; 55 in the full-term group - FTG). Sociodemographic data were collected of the families and children and the families were economically classified according to the Brazilian Economic Classification Criteria - CCEB (Brazilian Association of Market Research Companies – ABEP) Functionality was assessed using the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI). Results: With respect to the descriptive variables, significant differences were observed for gestational age (p < 0.001), birth weight (p < 0.001), complications during the perinatal period (p < 0.001), current diseases (p = 0.010) and schooling level of the child (p = 0.023). In regard to functionality, on the Caregiver Assistance scale, a significant difference was recorded for mobility (p = 0.009). Conclusion: The results of this study demonstrate that 5 to 7-year-old schoolchildren born prematurely showed no differences in functional skills when compared to full-term children. However, the caregivers of preterm children provide greater mobility assistance compared to those caring for full-term children.
Keywords: Prematuro
Saúde da criança
Criança
Desenvolvimento Infantil
Performance funcional
Premature
Child health
Children
Child development
Functional performance
CNPq: -
Language: eng
Country: Brasil
Publisher: -
Institution Initials: -
Citation: SOUZA, Natalia Trindade de et al . Functionality of children aged 5 to 7 years born prematurely. Fisioter. mov., Curitiba , v. 30, supl. 1, p. 121-129, 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502017000500121&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.030.s01.ao12.
Access Type: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-5918.030.s01.ao12
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7290
Issue Date: 2017
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