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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lógicas de exclusão/inclusão dos processos educativos no contexto prisional feminino
Título(s) alternativo(s): Logics of exclusion/inclusion of educational processes in the feminine prisional context
Autor(es): Souza, Maria Celeste Fernandes
Nonato, Eunice Maria Nazareth
Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Resumo: O artigo discute a educação escolar em instituições prisionais exclusivamente femininas e apresenta resultados de um estudo que analisou as experiências educacionais de mulheres em situação de aprisionamento em quatro instituições de Minas Gerais. O material empírico foi produzido por meio de um formulário com dados sobre o perfil socioeconômico respondido por 196 mulheres; entrevistas com os responsáveis pela oferta educativa; análise dos projetos pedagógicos; e entrevistas com 11 mulheres. Os dados foram analisados com o aporte teórico da discussão das categorias exclusão/inclusão e revelam processos interdependentes desse binômio que antecedem e configuram a situação de privação de liberdade, ao mesmo tempo em que forjam expectativas futuras.
Abstract: The article discusses the school education in exclusively female prisons and presents the results of a study that analyzed the educational experiences of women in imprisonment situation in four Minas Gerais institutions. The empirical material was produced by means of a form containing data on the socioeconomic profile answered by 196 women; interviews with those responsible for educational offer; analysis of pedagogical projects; and interviews with 11 women. The data were analyzed with the theoretical support of the discussion of the categories of exclusion/inclusion and reveal interdependent processes of this dual role which precede and shape the situation of deprivation of liberty, while forging future expectations.
Palavras-chave: Educação escolar
Prisão
Gênero
Exclusão/inclusão
School education
Prison
Gender
Exclusion/inclusion
CNPq: -
Idioma: por
País: Brasil
Editor: -
Sigla da Instituição: -
Citação: SOUZA, Maria Celeste Fernandes; NONATO, Eunice Maria Nazareth; BICALHO, Maria Gabriela Parenti. LÓGICAS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO PRISIONAL FEMININO. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 138, p. 45-61, jan. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100045&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. Epub 05-Jan-2017. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016158634.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016158634
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7252
Data do documento: 5-Jan-2017
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