https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7252
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lógicas de exclusão inclusão dos processos educativos no contexto prisional feminino.pdf | 258.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Lógicas de exclusão/inclusão dos processos educativos no contexto prisional feminino |
Título(s) alternativo(s): | Logics of exclusion/inclusion of educational processes in the feminine prisional context |
Autor(es): | Souza, Maria Celeste Fernandes Nonato, Eunice Maria Nazareth Bicalho, Maria Gabriela Parenti |
Resumo: | O artigo discute a educação escolar em instituições prisionais exclusivamente femininas e apresenta resultados de um estudo que analisou as experiências educacionais de mulheres em situação de aprisionamento em quatro instituições de Minas Gerais. O material empírico foi produzido por meio de um formulário com dados sobre o perfil socioeconômico respondido por 196 mulheres; entrevistas com os responsáveis pela oferta educativa; análise dos projetos pedagógicos; e entrevistas com 11 mulheres. Os dados foram analisados com o aporte teórico da discussão das categorias exclusão/inclusão e revelam processos interdependentes desse binômio que antecedem e configuram a situação de privação de liberdade, ao mesmo tempo em que forjam expectativas futuras. |
Abstract: | The article discusses the school education in exclusively female prisons and presents the results of a study that analyzed the educational experiences of women in imprisonment situation in four Minas Gerais institutions. The empirical material was produced by means of a form containing data on the socioeconomic profile answered by 196 women; interviews with those responsible for educational offer; analysis of pedagogical projects; and interviews with 11 women. The data were analyzed with the theoretical support of the discussion of the categories of exclusion/inclusion and reveal interdependent processes of this dual role which precede and shape the situation of deprivation of liberty, while forging future expectations. |
Palavras-chave: | Educação escolar Prisão Gênero Exclusão/inclusão School education Prison Gender Exclusion/inclusion |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | - |
Sigla da Instituição: | - |
Citação: | SOUZA, Maria Celeste Fernandes; NONATO, Eunice Maria Nazareth; BICALHO, Maria Gabriela Parenti. LÓGICAS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO PRISIONAL FEMININO. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 138, p. 45-61, jan. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100045&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. Epub 05-Jan-2017. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016158634. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016158634 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7252 |
Data do documento: | 5-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Artigos de Periódicos |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.