https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7252
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lógicas de exclusão inclusão dos processos educativos no contexto prisional feminino.pdf | 258.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Maria Celeste Fernandes | - |
dc.creator | Nonato, Eunice Maria Nazareth | - |
dc.creator | Bicalho, Maria Gabriela Parenti | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T14:27:38Z | - |
dc.date.available | 2018-08-16 | - |
dc.date.available | 2018-09-05T14:27:38Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Celeste Fernandes; NONATO, Eunice Maria Nazareth; BICALHO, Maria Gabriela Parenti. LÓGICAS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NO CONTEXTO PRISIONAL FEMININO. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 138, p. 45-61, jan. 2017. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100045&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 ago. 2018. Epub 05-Jan-2017. http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016158634. | pt_BR |
dc.citation.volume | 38 | pt_BR |
dc.citation.issue | 138 | pt_BR |
dc.citation.spage | 45 | pt_BR |
dc.citation.epage | 61 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302016158634 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7252 | - |
dc.description.abstract | The article discusses the school education in exclusively female prisons and presents the results of a study that analyzed the educational experiences of women in imprisonment situation in four Minas Gerais institutions. The empirical material was produced by means of a form containing data on the socioeconomic profile answered by 196 women; interviews with those responsible for educational offer; analysis of pedagogical projects; and interviews with 11 women. The data were analyzed with the theoretical support of the discussion of the categories of exclusion/inclusion and reveal interdependent processes of this dual role which precede and shape the situation of deprivation of liberty, while forging future expectations. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo discute a educação escolar em instituições prisionais exclusivamente femininas e apresenta resultados de um estudo que analisou as experiências educacionais de mulheres em situação de aprisionamento em quatro instituições de Minas Gerais. O material empírico foi produzido por meio de um formulário com dados sobre o perfil socioeconômico respondido por 196 mulheres; entrevistas com os responsáveis pela oferta educativa; análise dos projetos pedagógicos; e entrevistas com 11 mulheres. Os dados foram analisados com o aporte teórico da discussão das categorias exclusão/inclusão e revelam processos interdependentes desse binômio que antecedem e configuram a situação de privação de liberdade, ao mesmo tempo em que forjam expectativas futuras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | - | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & Sociedade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Prisão | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Exclusão/inclusão | pt_BR |
dc.subject | School education | pt_BR |
dc.subject | Prison | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Exclusion/inclusion | pt_BR |
dc.subject.cnpq | - | pt_BR |
dc.title | Lógicas de exclusão/inclusão dos processos educativos no contexto prisional feminino | pt_BR |
dc.title.alternative | Logics of exclusion/inclusion of educational processes in the feminine prisional context | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.