https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7161
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cinthialopesdeoliveira.pdf | 4.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Tessitura e construção em Lúcio Cardoso: o diálogo entre cores e confissões |
Autor(es): | Oliveira, Cinthia Lopes de |
Primeiro Orientador: | Furtado, Fernando Fábio Fiorese |
Membro da banca: | Oliveira, Marcos Vinicius Ferreira de |
Membro da banca: | Faria, Alexandre Graça |
Membro da banca: | Schmitt, Maria Aparecida Nogueira |
Membro da banca: | Silva, Maria Andréia de Paula |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de pesquisar os modos de produção dos romances, em especial Crônica da casa assassinada (1959) à luz dos manuscritos e da escrita confessional do escritor Lúcio Cardoso (19121968) desenvolvendo a hipótese dos diários como uma proposta de laboratório de escrita. Pretende, ainda, observar os desdobramentos das temáticas como morte, loucura, solidão, violência, religiosidade e a paixão sem medidas, responsáveis pela entrega das personagens cardosianas à situações-limite, reflexo do desmascaramento da hipocrisia e das convenções sociais da época, por meio de uma linguagem rica em símbolos e imagens. Conclui-se que a paisagem como uma representação das sensações e impressões das personagens, bem como, a simbologia das cores, podem revelar uma extensão do drama existencial das personagens Através do estudo das convergências entre a plasticidade da linguagem dos romances e a representação das pinturas pretende-se estabelecer o elo entre a tessitura e a textura dos textos, caracterizando a fragmentação e a variabilidade multifacetária das obras cardosianas. |
Abstract: | This work aims to find all modes of production of novels, in particular Crônica da casa assassinada (1959), under the light of the manuscripts and writing confessional of the writer Lúcio Cardoso (1912-1968) and to develop the hypothesis of the diaries are as writing lab. It also intends to observe the unfolding of themes as death, madness, loneliness, violence, religion and passion without measures, because these themes are responsible for the surrender of cardosianas characters to limit-situations, it reflects the unmasking of hypocrisy and social conventions, by means of a language rich in symbols and images. It concludes to be the landscape as representation of the feelings and impressions of the characters, as well as the symbolism of colors, can be an extension of the existential drama of the characters. Through the study of the convergence between the plasticity of the novels language and the representation of paintings, it aims to establish the link between the tessitura and the texture of the texts, featuring the fragmentation and the multifaceted variability Cardoso’s works. |
Palavras-chave: | Convergência Fragmentação Imagem Laboratório de escrita Linguagem simbólica Convergence Fragmentation Image Writing lab Symbolic language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7161 |
Data do documento: | 9-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) PROQUALI - Teses |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.