https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6995
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
laicizacaoeintoleranciareligiosadesafiosparaahistoriaensinada.pdf | 240.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Artigo de Periódico |
Título : | Laicização e intolerância religiosa: desafios para a História ensinada |
Autor(es): | Pereira, Júnia Sales Miranda, Sonia Regina |
Resumo: | Laicização e intolerância religiosa: desafios para a História ensinada. Propõem-se, neste artigo, reflexões acerca dos desafios do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena num contexto de radicalização de estratégias midiáticas de promoção da intolerância social e política, com foco na análise do complexo tema da educação para a convivência religiosa num Estado Laico. As autoras consideram os desafios de promoção de uma educação pluralista, não proselitista e cônscia dos direitos constitucionais de rito, crença e manifestação religiosa e agnóstica, o que envolve os docentes em situações de disputas simbólicas, políticas e pedagógicas de fundo religioso. |
Resumen : | Secularization and Religious Intolerance: challenges for the History taught. This article proposes reflections regarding challenges involved in teaching Afro-Brazilian and indigenous people history and culture in a context where mediatic strategies to promote social and political intolerance have been radicalized. It focuses on the analysis of the complex topic of education for the religious coexistence in a secular State. The authors consider the challenges arising from the promotion of an education that is pluralist, non-proselytic and conscious of the constitutional right to religious and agnostic rite, creed and expression, involving teachers in situations of symbolic, political and pedagogical disputes with a religious background. |
Palabras clave : | Ensino de História Educação para a cidadania Laicidade do estado Cotidiano escolar History teaching Education for citizenship Laity of state Daily school life |
CNPq: | - |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | - |
Sigla de la Instituición: | - |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661108 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6995 |
Fecha de publicación : | ene-2017 |
Aparece en las colecciones: | Artigos de Periódicos |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.