Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/671
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandacavalcantidemello.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A escola SEEDUC - RJ e o modelo de universidade corporativa: possibilidades e aproximações
Autor(es): Mello, Fernanda Cavalcanti de
Primeiro Orientador: Ferreira , Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Sampaio, Danilo De Oliveira
Membro da banca: Novaes Netto, Arsênio Firmino de
Resumo: Esta dissertação objetivou a elaboração de uma proposta de intervenção à política de formação do estado do Rio de Janeiro, a fim de potencializar as ações implementadas com foco em resultados na rede estadual no ano de 2011. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso sobre o histórico e as principais atividades implementadas pela Escola SEEDUC-RJ, instituição responsável pela capacitação dos servidores. A partir da investigação, constatou-se que ela se fundamenta nos princípios da Universidade Coorporativa a qual foi analisada mais detalhadamente, com o intuito de identificar quais os seus elementos que poderiam ser aplicados à instituição de capacitação do estado. Foram realizadas entrevistas com gestores e servidores que atuam na sua área de formação e utilizado o referencial teórico dos seguintes autores: Meister e Eboli. Como resultado das análises dos materiais coletados, apresentou-se uma proposta de intervenção com sugestões para a criação de uma rede capaz de contribuir para a aprendizagem permanente e efetiva dos servidores, com baixos custos, aproveitando os talentos e projetos existentes na instituição.
Abstract: This dissertation aims to develop a proposal for action to the formation of the state of Rio de Janeiro policy in order to increase the actions implemented with a focus on results in the state system in 2011. To develop the research, a study was conducted case about the history and main activities implemented by SEEDUC-RJ School, the institution responsible for the training of servers. From the research, it was found that it is based on the principles of corporate university which was analyzed in more detail, in order to identify their elements that could be applied to the training institution of the state. Meister and Eboli: interviews with managers and employees who work in their area of training and used the theoretical framework of the following authors were held. As a result of the analysis of the collected material, presented a proposal for intervention suggestions to create a network capable of contributing to the continued and effective learning of servers with low cost by leveraging the talents and projects in the institution.
Palavras-chave: Formação continuada
Planejamento
Universidade corporativa
Escola SEEDUC-RJ
Continuing education
Planning
Corporate university
School SEEDUC-RJ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/671
Data do documento: 24-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.