https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6501
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jonathanhunderdutragherardpinto.pdf | 5.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conversor modular multinível aplicado a sistema híbrido de armazenamento de energia |
Autor(es): | Pinto, Jonathan Hunder Dutra Gherard |
Primeiro Orientador: | Ferreira, André Augusto |
Co-orientador: | Barbosa, Pedro Gomes |
Membro da banca: | Marafão, Fernando Pinhabel |
Membro da banca: | Oliveira, Janaina Gonçalves de |
Membro da banca: | Rodrigues, Márcio do Carmo Barbosa Poncilio |
Membro da banca: | Silva, Leandro Rodrigues Manso |
Resumo: | Este trabalho tem como contribuição o desenvolvimento de uma estratégia de equa-lização das tensões em um conversor multinível modular, como parte integrante de um sistema híbrido de armazenamento de energia. O conversor modular multinível realiza a conexão em série de módulos supercapacitores, o que possibilita aumentar a ten-são sem prejudicar a transferência rápida de energia. Em relação à outras topologias, este trabalho permite reduzir a quantidade, volume e massa do elemento magnético da estrutura do conversor. Um banco de baterias de íons de lítio também integra o sistema por intermédio de um conversor estático. Como é a fonte de maior densidade de energia, fornece a potência média requerida pelo carga. A associação com uma fonte de transferência rápida de energia permite aumentar o desempenho dinâmico, a eficiência energética e a vida útil da bateria. Com efeito, tem-se um sistema híbrido de armazenamento de energia que requer estratégias de gestão para múltiplas fontes de suprimento. Os resultados simulados considerando a estimativa da demanda de po-tência de um protótipo de veículo elétrico, são adequados e propiciam os fundamentos necessários para a construção de um protótipo. |
Abstract: | This work is a contribution to develop a strategy equalization of tensions in a mo-dular multilevel converter as part of a hybrid system energy storage. The multilevel modular converter realizes the series connection of supercapacitor modules, which al-lows to increase the voltage without cause damages to the quick energy transfer. In relation to other topologies, it allows reduction of the quantity, volume and mass of the magnetic element of the converter structure. A lithium-ion battery bank also integrates the system via a voltage boost converter. This battery is the source of high energy density, which provides the average power required by the load. The association with a fast transfer power source allows for increased dynamic performance, energy efficiency and service life. In fact, there is a hybrid energy storage system that requires mana-gement strategies for multiple sources of supply. The simulated results were obtained considering the power demand estimation of an electric vehicle prototype. |
Palavras-chave: | Baterias eletroquímicas Conversor modular multinível Frenagem re-generativa Gestão de múltiplas fontes Sistema híbrido de armazenamento de energia Supercapacitores Veículos elétricos Electrochemical batteries Modular multilevel converter Regenerative bra-king Management of multiple sources Hybrid system energy storage Supercapacitors Electric vehicles |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6501 |
Data do documento: | 19-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.