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Type: Dissertação
Title: Conversor modular multinível aplicado a sistema híbrido de armazenamento de energia
Author: Pinto, Jonathan Hunder Dutra Gherard
First Advisor: Ferreira, André Augusto
Co-Advisor: Barbosa, Pedro Gomes
Referee Member: Marafão, Fernando Pinhabel
Referee Member: Oliveira, Janaina Gonçalves de
Referee Member: Rodrigues, Márcio do Carmo Barbosa Poncilio
Referee Member: Silva, Leandro Rodrigues Manso
Resumo: Este trabalho tem como contribuição o desenvolvimento de uma estratégia de equa-lização das tensões em um conversor multinível modular, como parte integrante de um sistema híbrido de armazenamento de energia. O conversor modular multinível realiza a conexão em série de módulos supercapacitores, o que possibilita aumentar a ten-são sem prejudicar a transferência rápida de energia. Em relação à outras topologias, este trabalho permite reduzir a quantidade, volume e massa do elemento magnético da estrutura do conversor. Um banco de baterias de íons de lítio também integra o sistema por intermédio de um conversor estático. Como é a fonte de maior densidade de energia, fornece a potência média requerida pelo carga. A associação com uma fonte de transferência rápida de energia permite aumentar o desempenho dinâmico, a eficiência energética e a vida útil da bateria. Com efeito, tem-se um sistema híbrido de armazenamento de energia que requer estratégias de gestão para múltiplas fontes de suprimento. Os resultados simulados considerando a estimativa da demanda de po-tência de um protótipo de veículo elétrico, são adequados e propiciam os fundamentos necessários para a construção de um protótipo.
Abstract: This work is a contribution to develop a strategy equalization of tensions in a mo-dular multilevel converter as part of a hybrid system energy storage. The multilevel modular converter realizes the series connection of supercapacitor modules, which al-lows to increase the voltage without cause damages to the quick energy transfer. In relation to other topologies, it allows reduction of the quantity, volume and mass of the magnetic element of the converter structure. A lithium-ion battery bank also integrates the system via a voltage boost converter. This battery is the source of high energy density, which provides the average power required by the load. The association with a fast transfer power source allows for increased dynamic performance, energy efficiency and service life. In fact, there is a hybrid energy storage system that requires mana-gement strategies for multiple sources of supply. The simulated results were obtained considering the power demand estimation of an electric vehicle prototype.
Keywords: Baterias eletroquímicas
Conversor modular multinível
Frenagem re-generativa
Gestão de múltiplas fontes
Sistema híbrido de armazenamento de energia
Supercapacitores
Veículos elétricos
Electrochemical batteries
Modular multilevel converter
Regenerative bra-king
Management of multiple sources
Hybrid system energy storage
Supercapacitors
Electric vehicles
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6501
Issue Date: 19-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



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