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Tipo: Dissertação
Título: Protocolos de gestão no contexto escolar: o uso de ferramentas para apropriação de resultados das avaliações externas
Autor(es): Freitas, Ramon dos Reis
Primeiro Orientador: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Membro da banca: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Membro da banca: Dulci, João Assis
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso a ser estudado discutirá como o processo de negociação entre a Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o CAEd moldou a construção dos Protocolos de gestão e monitoramento escolar e quais medidas ainda são necessárias para que essa ferramenta atenda à expectativa da secretaria, relacionada à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Os Protocolos constituem-se em passos, orientações para a equipe escolar poder compreender os dados das avaliações externas, de modo a subsidiar a avaliação interna, correlacionando os fatores interescolares e extraescolares que afetam a aprendizagem do estudante e as práticas pedagógicas da instituição. Este trabalho contextualiza a criação do produto, detalhando seu percurso histórico até sua versão atual. Como metodologia, a pesquisa reúne entrevistas semiestruturadas com profissionais ligados à instituição que demandou a ferramenta e também à instituição que desenvolveu o material. Foi realizada, ainda, uma análise comparativa entre as versões reprovada e aprovada pela SEE-MG, além da apresentação de conceitos contidos na literatura sobre o tema. A análise subsidiou a criação de ações de melhoria relacionadas à utilização do material e também ao processo de negociação.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case to be studied will discuss how the process of negotiation between the Minas Gerais State Education Secretary (SEE-MG) and the CAEd has shaped the construction of the School Management and Monitoring Protocols and what measures are still necessary for this tool to meet the expectation of the Secretary, related to improving student learning. The Protocols constitute steps, guidelines for the school team to be able to understand the data of the external evaluations, in order to subsidize the internal evaluation, correlating the interscholastic and extracurricular factors that affect student learning and the pedagogical practices of the institution. This work contextualizes the creation of the product, detailing its history to its current version. As a methodology, the research brings together semi-structured interviews with professionals related to the institution that demanded the tool and also to the institution that developed the material, comparative analysis between the versions disapproved and approved by SEE-MG, as well as the presentation of concepts contained in the literature on this subject. The analysis subsidized the creation of improvement actions related to the use of the material and also to the negotiation process.
Palavras-chave: Protocolos de gestão
Tecnologia educacional
Gestão escolar
Apropriação de resultados
Negociação
Management protocols
Educational technology
School management
Appropriation of results
Negotiation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6393
Data do documento: 19-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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