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dc.contributor.advisor1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7419302491760122pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.contributor.referee2Dulci, João Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4764099118563223pt_BR
dc.creatorFreitas, Ramon dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.com.brpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-19T18:07:43Z-
dc.date.available2018-02-01-
dc.date.available2018-03-19T18:07:43Z-
dc.date.issued2017-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6393-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case to be studied will discuss how the process of negotiation between the Minas Gerais State Education Secretary (SEE-MG) and the CAEd has shaped the construction of the School Management and Monitoring Protocols and what measures are still necessary for this tool to meet the expectation of the Secretary, related to improving student learning. The Protocols constitute steps, guidelines for the school team to be able to understand the data of the external evaluations, in order to subsidize the internal evaluation, correlating the interscholastic and extracurricular factors that affect student learning and the pedagogical practices of the institution. This work contextualizes the creation of the product, detailing its history to its current version. As a methodology, the research brings together semi-structured interviews with professionals related to the institution that demanded the tool and also to the institution that developed the material, comparative analysis between the versions disapproved and approved by SEE-MG, as well as the presentation of concepts contained in the literature on this subject. The analysis subsidized the creation of improvement actions related to the use of the material and also to the negotiation process.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso a ser estudado discutirá como o processo de negociação entre a Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e o CAEd moldou a construção dos Protocolos de gestão e monitoramento escolar e quais medidas ainda são necessárias para que essa ferramenta atenda à expectativa da secretaria, relacionada à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Os Protocolos constituem-se em passos, orientações para a equipe escolar poder compreender os dados das avaliações externas, de modo a subsidiar a avaliação interna, correlacionando os fatores interescolares e extraescolares que afetam a aprendizagem do estudante e as práticas pedagógicas da instituição. Este trabalho contextualiza a criação do produto, detalhando seu percurso histórico até sua versão atual. Como metodologia, a pesquisa reúne entrevistas semiestruturadas com profissionais ligados à instituição que demandou a ferramenta e também à instituição que desenvolveu o material. Foi realizada, ainda, uma análise comparativa entre as versões reprovada e aprovada pela SEE-MG, além da apresentação de conceitos contidos na literatura sobre o tema. A análise subsidiou a criação de ações de melhoria relacionadas à utilização do material e também ao processo de negociação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProtocolos de gestãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.subjectManagement protocolspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectAppropriation of resultspt_BR
dc.subjectNegotiationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProtocolos de gestão no contexto escolar: o uso de ferramentas para apropriação de resultados das avaliações externaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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