Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6174
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
iversonmorandideoliveira.pdf639.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Comparaçao entre dois métodos de ensino para implantação em um laboratorio multiuso para o curso de Engenharia
Autor(es): Oliveira, Iverson Morandi de
Orientador: Micheli, Giancarlo Barbosa
Miembros Examinadores: Pizzolatto, Nélio
Miembros Examinadores: Mury, Antonio Roberto
Resumo: Esta dissertação apresenta e descreve dois métodos didáticos para o ensino de conteúdos práticos em um ambiente de ensino pratico, como um laboratório didático. A proposição destes métodos e sua implantação em duas instituições distintas – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP) – é parte do projeto de construção dos laboratórios de Eletrotécnica do curso de engenharia elétrica na UFJF e do laboratório multiuso do curso de engenharia civil na FEAP. A comparação entre os dois métodos foi possível através do uso da teoria de incerteza para a criação de uma planilha para cada procedimento prático. A combinação dos diversos componentes de incerteza e o erro normalizado entre cada grupo de alunos e professor forneceram dados para o cálculo da nota dos mesmos e a consequente observação de qual método parece ser o mais adequado para utilização didática.
Resumen : This work presents and describes two teaching methods for the learning of practical content in an education laboratory. The proposition of these methods and their implementation into two separate Institutions – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP) - is part of the project of construction of the Electrical Laboratory for the electrical engineering course at UFJF and of Multipurpose Laboratory of the Civil Engineering course at FEAP. The comparison between the two methods was possible with the theory of uncertainty, by creating the uncertainty budget for each practical test. The combination of the uncertainty components and the normalized error between each group of students and the professor provided data related to the calculation of the student’s grades and the subsequent observation of which method seems to be the most suitable for classroom use.
Palabras clave : Ensino de engenharia
Incerteza
Laboratórios didáticos
Engineering teaching
Uncertainty
Didactic Laboratories
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Catolica de Petrópolis
Sigla de la Instituición: UCP
Departamento: -
Programa: -
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6174
Fecha de publicación : 18-mar-2016
Aparece en las colecciones: PROQUALI - Dissertações



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.