Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6174
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iversonmorandideoliveira.pdf639.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Micheli, Giancarlo Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770068D0pt_BR
dc.contributor.referee1Pizzolatto, Nélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Mury, Antonio Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737077Y6pt_BR
dc.creatorOliveira, Iverson Morandi de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769242A0pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-01T15:45:45Z-
dc.date.available2018-02-28-
dc.date.available2018-03-01T15:45:45Z-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6174-
dc.description.abstractThis work presents and describes two teaching methods for the learning of practical content in an education laboratory. The proposition of these methods and their implementation into two separate Institutions – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP) - is part of the project of construction of the Electrical Laboratory for the electrical engineering course at UFJF and of Multipurpose Laboratory of the Civil Engineering course at FEAP. The comparison between the two methods was possible with the theory of uncertainty, by creating the uncertainty budget for each practical test. The combination of the uncertainty components and the normalized error between each group of students and the professor provided data related to the calculation of the student’s grades and the subsequent observation of which method seems to be the most suitable for classroom use.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta e descreve dois métodos didáticos para o ensino de conteúdos práticos em um ambiente de ensino pratico, como um laboratório didático. A proposição destes métodos e sua implantação em duas instituições distintas – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP) – é parte do projeto de construção dos laboratórios de Eletrotécnica do curso de engenharia elétrica na UFJF e do laboratório multiuso do curso de engenharia civil na FEAP. A comparação entre os dois métodos foi possível através do uso da teoria de incerteza para a criação de uma planilha para cada procedimento prático. A combinação dos diversos componentes de incerteza e o erro normalizado entre cada grupo de alunos e professor forneceram dados para o cálculo da nota dos mesmos e a consequente observação de qual método parece ser o mais adequado para utilização didática.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Petrópolispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.department-pt_BR
dc.publisher.program-pt_BR
dc.publisher.initialsUCPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectIncertezapt_BR
dc.subjectLaboratórios didáticospt_BR
dc.subjectEngineering teachingpt_BR
dc.subjectUncertaintypt_BR
dc.subjectDidactic Laboratoriespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleComparaçao entre dois métodos de ensino para implantação em um laboratorio multiuso para o curso de Engenhariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.