Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6174
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iversonmorandideoliveira.pdf639.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Comparaçao entre dois métodos de ensino para implantação em um laboratorio multiuso para o curso de Engenharia
Author: Oliveira, Iverson Morandi de
First Advisor: Micheli, Giancarlo Barbosa
Referee Member: Pizzolatto, Nélio
Referee Member: Mury, Antonio Roberto
Resumo: Esta dissertação apresenta e descreve dois métodos didáticos para o ensino de conteúdos práticos em um ambiente de ensino pratico, como um laboratório didático. A proposição destes métodos e sua implantação em duas instituições distintas – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP) – é parte do projeto de construção dos laboratórios de Eletrotécnica do curso de engenharia elétrica na UFJF e do laboratório multiuso do curso de engenharia civil na FEAP. A comparação entre os dois métodos foi possível através do uso da teoria de incerteza para a criação de uma planilha para cada procedimento prático. A combinação dos diversos componentes de incerteza e o erro normalizado entre cada grupo de alunos e professor forneceram dados para o cálculo da nota dos mesmos e a consequente observação de qual método parece ser o mais adequado para utilização didática.
Abstract: This work presents and describes two teaching methods for the learning of practical content in an education laboratory. The proposition of these methods and their implementation into two separate Institutions – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP) - is part of the project of construction of the Electrical Laboratory for the electrical engineering course at UFJF and of Multipurpose Laboratory of the Civil Engineering course at FEAP. The comparison between the two methods was possible with the theory of uncertainty, by creating the uncertainty budget for each practical test. The combination of the uncertainty components and the normalized error between each group of students and the professor provided data related to the calculation of the student’s grades and the subsequent observation of which method seems to be the most suitable for classroom use.
Keywords: Ensino de engenharia
Incerteza
Laboratórios didáticos
Engineering teaching
Uncertainty
Didactic Laboratories
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Catolica de Petrópolis
Institution Initials: UCP
Department: -
Program: -
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6174
Issue Date: 18-Mar-2016
Appears in Collections:PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.