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Tipo: Tese
Título: Os miúdos circos: encontros possíveis entre a cultura da infância e a cultura da escola
Título(s) alternativo(s): Tiny circuses: possible relations between children's culture and school culture
Autor(es): Pelizzoni, Gisela Marques
Primeiro Orientador: Miranda, Sonia Regina
Membro da banca: Freitas, Maria Teresa de Assunção
Membro da banca: Lopez, Maximiliano Valerio
Membro da banca: Oliveira, Sandra Regina
Membro da banca: Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Le
Resumo: A presente pesquisa tem por principal objetivo refletir sobre as relações entre a cultura da infância e a cultura da escola no que se refere ao poder profanador e regenerador das poéticas de infância no contexto escolar. Como sustentação maior desta discussão foi traçado um paralelo de semelhança entre a cultura da infância e a cultura do riso na época da Idade Média tal como foi apresentada por Bakhtin, buscando perceber o poder profanador que ambas possuem quando em contato com as estruturas dominantes. Com base neste pressuposto, este estudo busca garimpar, no cotidiano de uma escola pública, o que se usou chamar aqui Miúdos circos, que podem ser compreendidos como cenários onde a infância seja capaz de vigorar, se expressando na sua potência criadora, inventiva e poética. Assim, pode-se dizer, que o que este trabalho se propõe – a partir de um estudo de base documental ancoradoem um exercício hermenêutico de leitura de fontes – é investigar o que acontece quando as poéticas advindas da cultura infantil escapam dos seus universos restritos aos mundos da infância e tocam a cultura de uma escola. Os aportes teóricos que sustentam esta pesquisa se ancoram principalmente nas concepções de infância de Walter Benjamin e Manoel de Barros, nos conceitos de carnavalizaçãode Bakhtin e nas discussões sobre o conceito de experiência propostas por Benjamin, Jorge Larossa e Agamben.
Abstract: The main goal of this research is to reflect on the relations between children's culture and school culture with regard to the carnivalizing and regenerating powers of childhood poetics against a schooling background. As the major substratum to the discussion we have likened children's culture to Bakhtin's Culture of Popular Laughter by focussing the carnivalizing power both have when in contact with dominant structures. Building on this assumption and using a Brazilian public school as the field, we have tried to collect what we call "tiny circuses", which can be understood as instances where childhood is able to thrive against the odds - expressing itself in its creative, inventive and poetic potency; going beyond individual children's lives and touching school culture. As theoretical background for the work we mainly draw from Walter Benjamin and Manoel de Barros for childhood concepts, from Mikhail Bakhtin for the carnivalization concept and from Benjamin, Larossa e Agamben for an experience concept.
Palavras-chave: Cultura da infância
Cultura da escola
Carnavalização
Children's culture
School culture
Carnivalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5992
Data do documento: 19-Abr-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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