https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5992
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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giselamarquespelizzoni.pdf | 4.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Os miúdos circos: encontros possíveis entre a cultura da infância e a cultura da escola |
Otros títulos : | Tiny circuses: possible relations between children's culture and school culture |
Autor(es): | Pelizzoni, Gisela Marques |
Orientador: | Miranda, Sonia Regina |
Miembros Examinadores: | Freitas, Maria Teresa de Assunção |
Miembros Examinadores: | Lopez, Maximiliano Valerio |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Sandra Regina |
Miembros Examinadores: | Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Le |
Resumo: | A presente pesquisa tem por principal objetivo refletir sobre as relações entre a cultura da infância e a cultura da escola no que se refere ao poder profanador e regenerador das poéticas de infância no contexto escolar. Como sustentação maior desta discussão foi traçado um paralelo de semelhança entre a cultura da infância e a cultura do riso na época da Idade Média tal como foi apresentada por Bakhtin, buscando perceber o poder profanador que ambas possuem quando em contato com as estruturas dominantes. Com base neste pressuposto, este estudo busca garimpar, no cotidiano de uma escola pública, o que se usou chamar aqui Miúdos circos, que podem ser compreendidos como cenários onde a infância seja capaz de vigorar, se expressando na sua potência criadora, inventiva e poética. Assim, pode-se dizer, que o que este trabalho se propõe – a partir de um estudo de base documental ancoradoem um exercício hermenêutico de leitura de fontes – é investigar o que acontece quando as poéticas advindas da cultura infantil escapam dos seus universos restritos aos mundos da infância e tocam a cultura de uma escola. Os aportes teóricos que sustentam esta pesquisa se ancoram principalmente nas concepções de infância de Walter Benjamin e Manoel de Barros, nos conceitos de carnavalizaçãode Bakhtin e nas discussões sobre o conceito de experiência propostas por Benjamin, Jorge Larossa e Agamben. |
Resumen : | The main goal of this research is to reflect on the relations between children's culture and school culture with regard to the carnivalizing and regenerating powers of childhood poetics against a schooling background. As the major substratum to the discussion we have likened children's culture to Bakhtin's Culture of Popular Laughter by focussing the carnivalizing power both have when in contact with dominant structures. Building on this assumption and using a Brazilian public school as the field, we have tried to collect what we call "tiny circuses", which can be understood as instances where childhood is able to thrive against the odds - expressing itself in its creative, inventive and poetic potency; going beyond individual children's lives and touching school culture. As theoretical background for the work we mainly draw from Walter Benjamin and Manoel de Barros for childhood concepts, from Mikhail Bakhtin for the carnivalization concept and from Benjamin, Larossa e Agamben for an experience concept. |
Palabras clave : | Cultura da infância Cultura da escola Carnavalização Children's culture School culture Carnivalization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5992 |
Fecha de publicación : | 19-abr-2017 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
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