Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5992
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giselamarquespelizzoni.pdf4.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Lopez, Maximiliano Valerio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713079Y1pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Le-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709915D5pt_BR
dc.creatorPelizzoni, Gisela Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550348U6pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-22T11:25:30Z-
dc.date.available2017-12-07-
dc.date.available2017-12-22T11:25:30Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5992-
dc.description.abstractThe main goal of this research is to reflect on the relations between children's culture and school culture with regard to the carnivalizing and regenerating powers of childhood poetics against a schooling background. As the major substratum to the discussion we have likened children's culture to Bakhtin's Culture of Popular Laughter by focussing the carnivalizing power both have when in contact with dominant structures. Building on this assumption and using a Brazilian public school as the field, we have tried to collect what we call "tiny circuses", which can be understood as instances where childhood is able to thrive against the odds - expressing itself in its creative, inventive and poetic potency; going beyond individual children's lives and touching school culture. As theoretical background for the work we mainly draw from Walter Benjamin and Manoel de Barros for childhood concepts, from Mikhail Bakhtin for the carnivalization concept and from Benjamin, Larossa e Agamben for an experience concept.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por principal objetivo refletir sobre as relações entre a cultura da infância e a cultura da escola no que se refere ao poder profanador e regenerador das poéticas de infância no contexto escolar. Como sustentação maior desta discussão foi traçado um paralelo de semelhança entre a cultura da infância e a cultura do riso na época da Idade Média tal como foi apresentada por Bakhtin, buscando perceber o poder profanador que ambas possuem quando em contato com as estruturas dominantes. Com base neste pressuposto, este estudo busca garimpar, no cotidiano de uma escola pública, o que se usou chamar aqui Miúdos circos, que podem ser compreendidos como cenários onde a infância seja capaz de vigorar, se expressando na sua potência criadora, inventiva e poética. Assim, pode-se dizer, que o que este trabalho se propõe – a partir de um estudo de base documental ancoradoem um exercício hermenêutico de leitura de fontes – é investigar o que acontece quando as poéticas advindas da cultura infantil escapam dos seus universos restritos aos mundos da infância e tocam a cultura de uma escola. Os aportes teóricos que sustentam esta pesquisa se ancoram principalmente nas concepções de infância de Walter Benjamin e Manoel de Barros, nos conceitos de carnavalizaçãode Bakhtin e nas discussões sobre o conceito de experiência propostas por Benjamin, Jorge Larossa e Agamben.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura da infânciapt_BR
dc.subjectCultura da escolapt_BR
dc.subjectCarnavalizaçãopt_BR
dc.subjectChildren's culturept_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectCarnivalizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs miúdos circos: encontros possíveis entre a cultura da infância e a cultura da escolapt_BR
dc.title.alternativeTiny circuses: possible relations between children's culture and school culturept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.