Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5765
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Dissertação
Título : Ensino-aprendizagem de língua portuguesa: do autoconhecimento ao conhecimento compartilhado
Autor(es): Franklim, Maria Antonia Ribeiro
Orientador: Miranda, Neusa Salim
Miembros Examinadores: Fonseca, Aline Alves
Miembros Examinadores: Rodrigues, Andréa
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Macroprojeto ―Ensino de Língua Portuguesa – da Formação docente à sala de aula‖ – PROFLETRAS/UFJF (FAPEMIG, CHE-APQ-02548-14; MIRANDA, 2014), coloca-se como um projeto de natureza participativa e interventiva modelado pela pesquisa-ação (MORIN, 2004) e tem como meta a construção de práticas de letramento (SOARES, 1999; ROJO, 2009; STREET, 2014) em que se articulem Protagonismo discente (ESCÁMEZ & GIL, 2003; COSTA & VIEIRA, 2006; JARES, 2007; TOGNETTA & VINHA, 2008), Autoria e Autoridade docentes (GUZZONI, 1995; AQUINO, 1998), em favor da ressignificação do Ambiente Escolar (JARES, 2007; TOGNETTA & VINHA, 2008; LA TAILLE, MENIN & cols., 2009). O lócus investigativo é uma turma de 6º ano (22 alunos) do Ensino Fundamental, na qual o docente-pesquisador constatara o desinteresse, os conflitos e a indisciplina como fatores prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa se define ainda como um Estudo de Caso (LÜDKE & ANDRÉ, 1986) organizado em ações diagnósticas contínuas e interventivas. Para as ações diagnósticas, foram utilizados dois instrumentos: um questionário semiaberto sobre o perfil socioeconômico cultural dos alunos e Relatos de Práticas (DELORY-MOMBERGER, 2008; 2012) sobre experiências discentes em sala de aula de Língua Portuguesa. Para as ações interventivas, dois instrumentos avaliativos foram propostos: os diários de bordo docente e discente e novos Relatos de Práticas ao final do projeto. Para análise do discurso dos relatos discentes, foi utilizada a Semântica de Frames (FILLMORE 2009 [1982]; SALOMÃO, 2009) e seu projeto lexicográfico computacional (https://framenet.icsi.berkeley.edu). Ante os indicadores semânticos emergentes, os dados foram interpretados, objetivando enfrentar as questões educacionais mobilizadoras do estudo. As ações interventivas organizam-se nas etapas: ―Narrativas de si‖: conhecendo a si mesmo e ao outro; As regras do jogo e da convivência (criação do pacto social) e Compartilhando o aprendizado. Como aporte das ações interventivas no ensino de Língua Portuguesa, constam Miranda (2005; 2006), Koch (2015), Solé (1998), PCN (1998; 2001) e Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Juiz de Fora (2012). Mediante tais ações interventivas, no decorrer de 5 meses, o ―caos‖ em relação às práticas de convivência foi, aos poucos, cedendo espaço para a polidez e para ações cooperativas na sala de aula, propiciando um Ambiente mais favorável ao processo ensino-aprendizagem. Este estudo se apresenta em dois documentos: um Caderno Pedagógico digital e interativo que descreve e justifica toda a ação interventiva, e um documento dissertativo com o escopo teórico, metodológico e a análise diagnóstica e dos resultados alcançados.
Resumen : This research, linked to the Macroproject "Teaching Portuguese Language - from teacher education to the classroom" - PROFLETRAS / UFJF (FAPEMIG, CHE-APQ-02548-14; MIRANDA, 2014), stands as a project of participative and interceptive nature modeled by an action research (MORIM, 2004) and has as its goal the construction of literacy practices (SOARES, 1999; ROJO, 2009; STREET, 2014) in which it is articulated the students‘ Protagonism (ESCÁMEZ & GIL, 2003; COSTA & VIEIRA, 2006; JARES, 2007; TOGNETTA & VINHA, 2008), teachers‘ authorship and authority (GUZZONI,1995; AQUINO, 1998) in order to improve the quality of the school environment (JARES, 2007, TOGNETTA & VINHA, 2008; LA TAILLE, MENIN & Cols., 2009). The investigative locus is a 6th grade group (22 students) from Elementary School, in which the teacher-researcher found disinterest, conflicts and indiscipline as detrimental factors to the teaching-learning process. The research has still been defined as a Case Study (LÜDKE & ANDRÉ, 1986), organized into continuous and intervening diagnostic actions. For the diagnostic actions, two instruments were used: a semi-open questionnaire about students' socioeconomic profile and Practical Reports (DELORY-MOMBERGER, 2008; 2012) about experiences in the Portuguese language classroom. For the intervention actions, two evaluation instruments were proposed: the teacher and student board logbooks and new Practice Reports at the end of the project. For the analysis of the discourse from the student reports, the Frame Semantics was used (FILLMORE 2009 [1982], SALOMÃO, 2009) and its lexicographic computational project (https://framenet.icsi.berkeley.edu). Before the emerging semantic indicators, the data were interpreted, aiming to confront the educational issues mobilized from the study. The intervention actions have been organized in the stages: "Narratives of self": knowing oneself and the other; The rules of the game and coexistence (creation of the social pact) and Sharing learning. As a contribution of intervention actions in Portuguese language teaching, are Miranda (2005; 2006), Koch (2015), Solé (1998), PCN (1998; 2001) and Curricular Proposal for Teaching Portuguese Language in the public municipal schools in Juiz de Fora (2012). Through these intervention actions, over the course of 5 months, the "chaos" in relation to coexistence practices gradually gave way to politeness and cooperative actions in the classroom, providing an environment more favorable to the teaching-learning process. This study is presented in two documents: a digital and interactive Pedagogical Notebook that describes and justifies all intervention action, and a dissertative document with the theoretical and methodological scope and the diagnostic analysis and the results achieved.
Palabras clave : Ensino de língua portuguesa
Protagonismo
Autoria docente e autoridade
Ambiente escolar
Portuguese language teaching
Protagonism
Teacher authorship and authority
School environment
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5765
Fecha de publicación : 2-dic-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.