Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4970
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedrohenriquevilleladesouzaferreira.pdf10.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Ver com os próprios olhos: o grande projeto de Roberto Rossellini
Autor(es): Ferreira, Pedro Henrique Villela de Souza
Primeiro Orientador: Melo, Luís Alberto Rocha
Membro da banca: Brum, Alessandra Souza Mellet
Membro da banca: Sá Neto, Arthur Autran Franco de
Resumo: Em 1962, Roberto Rossellini anuncia aos repórteres que acompanhavam sua palestra na livraria Einaudi, em Roma: “O cinema está morto!”. A partir de então, passará a se dedicar somente à televisão educativa. A pesquisa irá acompanhar sua trajetória nos quase quinze anos de produções junto à emissora italiana de televisão RAI. Analisando seus textos, discursos e entrevistas, o objetivo é extrair as consequências teóricas, práticas e ideológicas do seu intitulado “Grande Projeto”. A partir da análise textual, trata-se de evidenciar como Rossellini diagnosticava sua sociedade e o que pretendia fazer para transformá-la. Por fim, trata-se também de verificar como este arcabouço teórico é conduzido à prática, quais técnicas o cineasta utilizou na realização e como trabalhou a dramaturgia. Enfim, como o diretor encontrou um método cinematográfico para dar conta de suas pretensões educativas. O nosso recorte de análise audiovisual terá como objeto a análise da série em três episódios, O Renascimento (1972).
Abstract: In 1962, Roberto Rossellini anounced to the reporters covering his lecture in the Einaudi bookstore, in Rome: “Cinema is dead!”. From that moment on, he would dedicate himself to educational television. The research will follow his steps in his almost fifteen years of productions alongside the italian TV station R.A.I.. Analysing his texts, lectures and interviews, the objective is to understand the theoretical, practical and ideological consequences of the entitled “Great Project”. From the textual analysis, the research will find out how Rossellini made a diagnosis of his society and how he intended to transform it. At last, we’ll also verify how this theoretical basis is taken to the practice of film making, which techniques he used and how he worked dramaturgy. How the director found himself a method to take on his pedagogical goals. The audiovisual analysis will have as object the three-episode TV series The Renaisseance (1972).
Palavras-chave: Rossellini
Televisão
Educação
Cinema
Itália
Rossellini
Television
Education
Cinema
Italy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4970
Data do documento: 26-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.