Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4896
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
miguelangelocaruzodasilva.pdf5.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Indicações para uma hermenêutica fenomenológica da religião a partir de "O conceito de tempo" de Martin Heidegger
Autor(es): Silva, Miguel Angelo Caruzo da
Orientador: Pires, Frederico Pieper
Miembros Examinadores: Ross, Jonas
Miembros Examinadores: Araújo, Paulo Afonso de
Miembros Examinadores: Magalhães, Antonio Carlos de Melo
Miembros Examinadores: Kirchner, Renato
Resumo: A conferência intitulada O conceito de tempo foi proferida por Heidegger a teólogos em 1924, em Marburgo. Nessa tese, ela é lida como um acabamento dos cursos e estudos que a precederam e não, como geralmente é feito, enquanto estado intermediário para a formulação de Ser e tempo. Nela o filósofo teve a intenção de questionar o tempo a partir experiência originária da vida fática do Dasein ao invés de tomá-lo como algo a ser investigado de modo objetivo. Assim, a questão ―o que é o tempo?‖ modificou-se em ―quem é o tempo?‖ o que leva a interrogar fenomenologicamente o Dasein como o ser em questão, tratando-se de sua experiência originária. O tempo também é condição de possibilidade das demais experiências, dentre as quais a religiosa. Ou seja, a experiência religiosa originariamente é temporal, a religião é histórica. Nesse sentido, a conferência de 1924 lança luz sobre a historicidade da religião e o modo de investigá-la fenomenologicamente. Assim, é o Dasein o ser em questão enquanto investigador da religião e o questionado na experiência originária religiosa; ambos constitutivamente históricos.
Resumen : The lecture entitled The Concept of Time was delivered by Heidegger to theologians in 1924 in Marburg. In this dissertation, this conference is read as a closing of the courses and studies that preceded it and not, as is usually done, as an intermediate state for the formulation of Being and time. In it the philosopher intended to question the time from the original experience of Dasein‘s factual life instead of taking it as something to be investigated objectively. Thus, the question ―what is time?‖ was modified into ―who is the time?‖. This leads to interrogating phenomenologically Dasein as the being in question, when it comes to its original experience. Time is also a condition of possibility for other experiences, among them the religious one. That is, religious experience is originally temporal, religion is historical. In this sense, the 1924 conference sheds light on the historicity of religion and how is possible to investigate it phenomenologically. Thus, Dasein is the being in question as a researcher of religion and the one questioned in the original religious experience; Both constitutively historical.
Palabras clave : Tempo
Fenomenologia
Religião
Heidegger
Time
Phenomenology
Religion
Heidegger
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4896
Fecha de publicación : 28-mar-2017
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.