Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4814
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabiobatistamartins.pdf855.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A distorção idade-série em uma escola estadual do município de Tabatinga-AM
Autor(es): Martins, Fábio Batista
Orientador: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Miembros Examinadores: Oliveira, Roberto Perobelli de
Miembros Examinadores: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado investiga os fatores que contribuíram para a queda da distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, no Município de TabatingaAM. Essa escola tem diminuído seu índice de distorção idade-série nos últimos anos, o que nos objetiva a compreender os dados de queda da distorção idade-série na referida etapa de ensino; quais sejam 43%, em 2011, para 2%, em 2015. Para isso, pretende-se descrever os fatores que influenciaram tal queda da distorção idade-série nos anos iniciais para propor ações, tanto para os anos finais do Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio da escola, cujas taxas são altas. Esta dissertação é caracterizada como um estudo de caso de cunho qualitativo e tem como referencial teórico obras que abordam a gestão escolar, com ênfase na melhoria educacional. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com os profissionais da escola, bem como analisados no segundo capítulo desta dissertação. No último capítulo deste trabalho, é apresentado um Plano de Ação com o objetivo principal de propor ações para a diminuição da distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Resumen : The presente dissertation is developped under the professional master in management and evaluation of education (PPGP) of the center for public policies and education evaluation of the Federal University od Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case stududied investigates the factors that contributed to the fall of the age-grade distortion in the initial years of elementar school, in the municipality of Tabatinga-AM. This school has reduced its age-grade distortion index in recente years, which aims to understand the data of fall of the age-grade distortion in the said stage of education: 43%, in 2011, to 2%, in 2015. For this purpose, it is intended to describe the factors that influenced the decline of the age-grade distortion in the initial years to propose actions, both for the final years of elementar school and for the high school, whose rates are high. This dissertation is characterized as a case study of qualitative nature and has theoretical reference Works that deal with school management, with school professional, as well as analyzed in the second chapter of this dissertation. In the last chapter of this paper, action plan is presented with the main objective of proposing actions for the reduction of age-grade distortion in the final years of elementar and secondary education.
Palabras clave : Distorção idade-série
Ensino fundamental
Gestão escolar democrática
Distortion age-series
Elementary school
Democratic school management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4814
Fecha de publicación : 16-feb-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.