Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4814
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabiobatistamartins.pdf855.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791040Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana da Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592136T8pt_BR
dc.creatorMartins, Fábio Batista-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162024A4pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T11:40:22Z-
dc.date.available2017-06-02-
dc.date.available2017-06-06T11:40:22Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4814-
dc.description.abstractThe presente dissertation is developped under the professional master in management and evaluation of education (PPGP) of the center for public policies and education evaluation of the Federal University od Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case stududied investigates the factors that contributed to the fall of the age-grade distortion in the initial years of elementar school, in the municipality of Tabatinga-AM. This school has reduced its age-grade distortion index in recente years, which aims to understand the data of fall of the age-grade distortion in the said stage of education: 43%, in 2011, to 2%, in 2015. For this purpose, it is intended to describe the factors that influenced the decline of the age-grade distortion in the initial years to propose actions, both for the final years of elementar school and for the high school, whose rates are high. This dissertation is characterized as a case study of qualitative nature and has theoretical reference Works that deal with school management, with school professional, as well as analyzed in the second chapter of this dissertation. In the last chapter of this paper, action plan is presented with the main objective of proposing actions for the reduction of age-grade distortion in the final years of elementar and secondary education.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado investiga os fatores que contribuíram para a queda da distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, no Município de TabatingaAM. Essa escola tem diminuído seu índice de distorção idade-série nos últimos anos, o que nos objetiva a compreender os dados de queda da distorção idade-série na referida etapa de ensino; quais sejam 43%, em 2011, para 2%, em 2015. Para isso, pretende-se descrever os fatores que influenciaram tal queda da distorção idade-série nos anos iniciais para propor ações, tanto para os anos finais do Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio da escola, cujas taxas são altas. Esta dissertação é caracterizada como um estudo de caso de cunho qualitativo e tem como referencial teórico obras que abordam a gestão escolar, com ênfase na melhoria educacional. Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas e questionários com os profissionais da escola, bem como analisados no segundo capítulo desta dissertação. No último capítulo deste trabalho, é apresentado um Plano de Ação com o objetivo principal de propor ações para a diminuição da distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDistorção idade-sériept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGestão escolar democráticapt_BR
dc.subjectDistortion age-seriespt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectDemocratic school managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA distorção idade-série em uma escola estadual do município de Tabatinga-AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.