https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4812
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
carloseduardopalettaguedes.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Para além da dogmática: a imaginação narrativa no ensino jurídico |
Autor(es): | Guedes, Carlos Eduardo Paletta |
Orientador: | Feres, Marcos Vinício Chein |
Miembros Examinadores: | Rosa, Waleska Marcy |
Miembros Examinadores: | Siqueira, Gustavo Silveira |
Resumo: | A presente pesquisa parte de uma análise crítica da educação jurídica brasileira, primordialmente voltada para a linguagem oficial do Estado, pouco reflexiva, enciclopédica e afastada de qualquer imaginação ou empatia. Nesse contexto, iniciativas inovadoras que quebrem esse paradigma merecem ser pesquisadas, tal como a disciplina Instituições de Direito, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com seu método pedagógico que inclui filmes e plataforma online, objeto dessa dissertação. A pergunta de pesquisa consiste em verificar se a disciplina Instituições de Direito, na forma como foi estruturada e organizada, pode auxiliar na promoção do pleno desenvolvimento do educando no processo de formação jurídica, para além de uma análise dogmática estrita. Utilizando o conceito de cultivo da humanidade de Martha C. Nussbaum como marco teórico, realizou-se uma pesquisa empírico-qualitativa a partir de dois filmes trabalhados em aula (Grande Sertão: Veredas e Senhor das Moscas) e textos produzidos pelos estudantes, como unidades de análise, a fim de verificar se aquele método desenvolvia as capacidades elencadas por Nussbaum, notadamente a imaginação narrativa. A análise qualitativa indica que as inovações têm se mostrado eficazes ao desenvolver essas capacidades, incluindo uma maior percepção cívica e empática por parte dos estudantes. |
Resumen : | The present research begins with a critical account of Brazilian legal education, devoted primarily to official State language, lack of reflexiveness, encyclopaedic and far from any imagination of empathy. In this context, innovative initiatives that break this paradigm deserve to be researched, such as the focus of this dissertation, the discipline Institutions of Law taught at the Universidade Federal de Juiz de Fora, which adopts a pedagogical method, which encompasses movies and an online platform. The research question is whether Institutions of Law, as it has been conceived and organized, may contribute to the development of the student in the acquisition of juridical skills beyond the exclusive dogmatic analysis. Using Martha C. Nussbaum concept of cultivating humanity as theoretical reference, empirical-qualitative research was implemented, taking two movies presented during the classes (Grande Sertão: Veredas and Lord of the flies) as well as the collaborative texts elaborated by the students as units of analysis, so as to verify if this method has been effective in fostering the capacities Nussbaum describes, especially the narrative imagination. The data and the qualitative analysis indicate that those innovations have been successful in developing those capacities, especially an increased civic and empathic perception. |
Palabras clave : | Educação jurídica Imaginação narrativa Filme Inovação Legal education Narrative imagination Movies Innovation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Direito |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Direito e Inovação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4812 |
Fecha de publicación : | 14-mar-2017 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.