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dc.contributor.advisor1Feres, Marcos Vinício Chein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707537U1pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Waleska Marcy-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776720H2pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Gustavo Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509797A3pt_BR
dc.creatorGuedes, Carlos Eduardo Paletta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-06-02T16:19:05Z-
dc.date.available2017-06-02-
dc.date.available2017-06-02T16:19:05Z-
dc.date.issued2017-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4812-
dc.description.abstractThe present research begins with a critical account of Brazilian legal education, devoted primarily to official State language, lack of reflexiveness, encyclopaedic and far from any imagination of empathy. In this context, innovative initiatives that break this paradigm deserve to be researched, such as the focus of this dissertation, the discipline Institutions of Law taught at the Universidade Federal de Juiz de Fora, which adopts a pedagogical method, which encompasses movies and an online platform. The research question is whether Institutions of Law, as it has been conceived and organized, may contribute to the development of the student in the acquisition of juridical skills beyond the exclusive dogmatic analysis. Using Martha C. Nussbaum concept of cultivating humanity as theoretical reference, empirical-qualitative research was implemented, taking two movies presented during the classes (Grande Sertão: Veredas and Lord of the flies) as well as the collaborative texts elaborated by the students as units of analysis, so as to verify if this method has been effective in fostering the capacities Nussbaum describes, especially the narrative imagination. The data and the qualitative analysis indicate that those innovations have been successful in developing those capacities, especially an increased civic and empathic perception.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa parte de uma análise crítica da educação jurídica brasileira, primordialmente voltada para a linguagem oficial do Estado, pouco reflexiva, enciclopédica e afastada de qualquer imaginação ou empatia. Nesse contexto, iniciativas inovadoras que quebrem esse paradigma merecem ser pesquisadas, tal como a disciplina Instituições de Direito, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com seu método pedagógico que inclui filmes e plataforma online, objeto dessa dissertação. A pergunta de pesquisa consiste em verificar se a disciplina Instituições de Direito, na forma como foi estruturada e organizada, pode auxiliar na promoção do pleno desenvolvimento do educando no processo de formação jurídica, para além de uma análise dogmática estrita. Utilizando o conceito de cultivo da humanidade de Martha C. Nussbaum como marco teórico, realizou-se uma pesquisa empírico-qualitativa a partir de dois filmes trabalhados em aula (Grande Sertão: Veredas e Senhor das Moscas) e textos produzidos pelos estudantes, como unidades de análise, a fim de verificar se aquele método desenvolvia as capacidades elencadas por Nussbaum, notadamente a imaginação narrativa. A análise qualitativa indica que as inovações têm se mostrado eficazes ao desenvolver essas capacidades, incluindo uma maior percepção cívica e empática por parte dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito e Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação jurídicapt_BR
dc.subjectImaginação narrativapt_BR
dc.subjectFilmept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectLegal educationpt_BR
dc.subjectNarrative imaginationpt_BR
dc.subjectMoviespt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titlePara além da dogmática: a imaginação narrativa no ensino jurídicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



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