https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/424
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
raulfuriattimoreira.pdf | 890.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um sem-lugar em Belchior: a escuta de alucinação |
Autor(es): | Moreira, Raul Furiatti |
Primeiro Orientador: | Faria, Alexandre Graça |
Membro da banca: | Monteiro , André |
Membro da banca: | Ramos, Miguel Jost |
Membro da banca: | Ribeiro, Gilvan Procópio |
Resumo: | O contexto da década de 1970, no Brasil, promoveu diferentes manifestações artísticas que colaboraram para questionar as realidades preestabelecidas, além de encontrarem brechas na censura e na repressão da liberdade de expressão, alcançando o público e fazendo com que as ideias se espalhassem e colocassem em discussão o status quo. Concomitantemente, a indústria cultural e a intensa migração de mão de obra formal para o Sudeste foram culminantes para a explosão de diversos confrontos identitários. Dentre eles, a presente dissertação destacou o disco “Alucinação”, do cancionista cearense Belchior, lançado em 1976. O disco questiona tanto a situação político-social quanto as manifestações de discursos identitários. A partir de um aspecto denominado nordestinidade, ideia concernente a marcas locais e a sensações de não pertencimento a um determinado estereótipo social dominante, além da ligação desses aspectos a reflexões tempo-espaciais, delineou-se um percurso migratório do eu lírico do disco responsável por colocar em questão a percepção dialética da realidade através de uma alternativa dessa mesma dialética. Assim, nos foi possível conceber em “Alucinação” um exercício de absorção das materialidades do cotidiano e do presente, fundamentais para problematizar a estagnação das identidades e seus possíveis malefícios. |
Abstract: | The 70’s context, in Brazil, promoted different artistic manifestations which contributed to question pre-established realities and to find gaps in censorship and in the repression of freedom of expression, reaching the public and making the ideas to be spread, putting in discussion the status quo. At the same time, the cultural industry and the intense formal hand migration to the Southeast were culminating for the explosion of various cultural clashes of identity nature. Among them, this thesis highlighted the disc "Alucinação", by the songwriter Belchior, who comes from Ceará, released in 1976. This disc questions both the political and social situation as the manifestations of identity discourses. From an aspect called nordestinidade, an idea concerning local characteristics and feelings of not belonging to a certain dominant social stereotype, besides the connection of these aspects to time-space reflections, we designed a migratory route from the persona present in the disc responsible for putting into question the dialectic perception of reality through an alternative for this same dialectic. Thereby, it was possible to conceive in “Alucinação” an exercise of absorbing daily and present immaterialities, essential to problematize identities’ stagnation and its possible harms. |
Palavras-chave: | Alucinação Belchior Dialética Identidade Nordestinidade Alucination Belchior Dialectic Identity Nordestinidade |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/424 |
Data do documento: | 28-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.