Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4048
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessatonellidasilva.pdf6.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O turismo e a reconfiguração de linguagem no ciberespaço: uma análise do portal Visit Brasil
Autor(es): Silva, Vanessa Tonelli da
Primeiro Orientador: Vieira, Soraya Maria Ferreira
Membro da banca: Pimenta, Francisco José Paoliello
Membro da banca: Hildebrand, Hermes Renato
Resumo: A presente pesquisa busca relacionar o contexto cultural convergente e participativo com algumas mudanças percebidas na atividade turística, a saber, na comunicação turística brasileira. Realizando um percurso que busca entender como a cultura atual propicia a troca de informação entre os próprios consumidores, criando mecanismos de busca e avaliação que acabam influenciando e reconfigurando a atividade turística. Buscamos refletir, também, que essa percepção evoca uma nova forma de comunicar os destinos turísticos. Para tal, utilizamos a semiótica de Charles Sanders Peirce, mais propriamente a Gramática Especulativa, no intuito de analisar como o portal Visit Brasil, do governo brasileiro, trabalha a imagem do país a partir de fotografias que ilustram as informações de destinos brasileiros. Também investigamos a forma como o portal se apropria de imagens produzidas pelos usuários em seu perfil do Instagram e o modo como se liga às percepções dadas a partir das imagens do website.
Abstract: The present research seeks to relate the convergent and participatory cultural context with some perceived changes in tourism activity, specifically, in Brazilian tourism communication. Taking a course that seeks to understand how current culture provides the exchange of information among consumers themselves, creating search and evaluation mechanisms that end up influencing and reconfiguring tourism. We also intend to think about that this perception claims a new way of communicating tourist destinations. For this, we use the semiotics of Charles Sanders Peirce, more specifically the Speculative Grammar, in order to analyze how the Brazil portal Visit Brasil, construct the image of the country from photographs that illustrate the information of Brazilian destinations. We also investigate how the portal appropriates images produced by users in its Instagram profile and how it connects to the perceptions given from the images on the website.
Palavras-chave: Turismo
Semiótica
Comunicação
Reconfiguração
Visit Brasil
Tourism
Semiotics
Communication;
Reconfiguration
Visit Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4048
Data do documento: 16-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.