Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4048
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessatonellidasilva.pdf6.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee2Hildebrand, Hermes Renato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768516P6pt_BR
dc.creatorSilva, Vanessa Tonelli da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4496661Z4pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-18T13:03:11Z-
dc.date.available2017-04-12-
dc.date.available2017-04-18T13:03:11Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4048-
dc.description.abstractThe present research seeks to relate the convergent and participatory cultural context with some perceived changes in tourism activity, specifically, in Brazilian tourism communication. Taking a course that seeks to understand how current culture provides the exchange of information among consumers themselves, creating search and evaluation mechanisms that end up influencing and reconfiguring tourism. We also intend to think about that this perception claims a new way of communicating tourist destinations. For this, we use the semiotics of Charles Sanders Peirce, more specifically the Speculative Grammar, in order to analyze how the Brazil portal Visit Brasil, construct the image of the country from photographs that illustrate the information of Brazilian destinations. We also investigate how the portal appropriates images produced by users in its Instagram profile and how it connects to the perceptions given from the images on the website.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca relacionar o contexto cultural convergente e participativo com algumas mudanças percebidas na atividade turística, a saber, na comunicação turística brasileira. Realizando um percurso que busca entender como a cultura atual propicia a troca de informação entre os próprios consumidores, criando mecanismos de busca e avaliação que acabam influenciando e reconfigurando a atividade turística. Buscamos refletir, também, que essa percepção evoca uma nova forma de comunicar os destinos turísticos. Para tal, utilizamos a semiótica de Charles Sanders Peirce, mais propriamente a Gramática Especulativa, no intuito de analisar como o portal Visit Brasil, do governo brasileiro, trabalha a imagem do país a partir de fotografias que ilustram as informações de destinos brasileiros. Também investigamos a forma como o portal se apropria de imagens produzidas pelos usuários em seu perfil do Instagram e o modo como se liga às percepções dadas a partir das imagens do website.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectReconfiguraçãopt_BR
dc.subjectVisit Brasilpt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectCommunication;pt_BR
dc.subjectReconfigurationpt_BR
dc.subjectVisit Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO turismo e a reconfiguração de linguagem no ciberespaço: uma análise do portal Visit Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.