Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luizalbertosilvestredonascimento.pdf18.81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O corpo da experiência do espaço e o espaço da experiência do corpo : cartografias de uma escola em mudança
Autor(es): Nascimento, Luiz Alberto Silvestre do
Orientador: Clareto, Sônia Maria
Miembros Examinadores: Dias, Romualdo
Miembros Examinadores: Vasconcellos, Maria Helena Falcão
Resumo: Essa pesquisa envolve um estudo sobre Corpo, Espaço e Escola e refere-se a uma Cartografia (ROLNIK) de uma escola considerada como Corpo-Escola que se constitui como um lugar – espaço de vida, território existencial – num momento-movimento de mudança para um espaço-arquitetura tradicional de escola. Para essa investigação baseamos fundamentalmente no pensamento da Filosofia da Diferença, em autores como Nietzsche, Deleuze, Guattari e Gil como eixo de interlocução. Traz também outros interlocutores que não se vinculam necessariamente à Filosofia da Diferença, mas que são fortes intercessores na pesquisa – Certeau, Walter Benjamin e o escritor Italo Calvino. Essa pesquisa permitiu o exercício da Cartografia como um método que possibilita pensar uma investigação em Educação na perspectiva de um campo que se cria e se instaura imanente aos fluxos de forças que atravessam a produção da pesquisa.
Resumen : This research involves a study about Body, Space and School Cartography considered Body-School which becoming Place – life space, existential territory – in a momentmovement of change to a traditional architectural-space of school. For this examination we based itself on Philosophy of Difference thought, in Nietzsche, Deleuze, Guattari and Gil as focal point to interlocution. The research brings other interlocutors which in no manner are bound up in Philosophy of Difference, though they are strong intercessors in this investigation: Certeau, Walter Benjamin and the writer Italo Calvino. This research allowed the Cartography experimentation as a method that makes possible an inquiry in Education view as a field of forces founded and instituted in immanent current of forces that crosses through the production of this investigation.
Palabras clave : Corpo/espaço
Educação
Conhecimento inventivo
Filosofia da diferença
Cartografia
Body/space
Education
Inventive knowledge
Philosophy of difference
Cartography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844
Fecha de publicación : 21-ago-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.