Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizalbertosilvestredonascimento.pdf18.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Romualdo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780765Z3pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcellos, Maria Helena Falcão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727387Y2pt_BR
dc.creatorNascimento, Luiz Alberto Silvestre do-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279371H6pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-24T12:54:24Z-
dc.date.available2017-03-23-
dc.date.available2017-03-24T12:54:24Z-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844-
dc.description.abstractThis research involves a study about Body, Space and School Cartography considered Body-School which becoming Place – life space, existential territory – in a momentmovement of change to a traditional architectural-space of school. For this examination we based itself on Philosophy of Difference thought, in Nietzsche, Deleuze, Guattari and Gil as focal point to interlocution. The research brings other interlocutors which in no manner are bound up in Philosophy of Difference, though they are strong intercessors in this investigation: Certeau, Walter Benjamin and the writer Italo Calvino. This research allowed the Cartography experimentation as a method that makes possible an inquiry in Education view as a field of forces founded and instituted in immanent current of forces that crosses through the production of this investigation.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa envolve um estudo sobre Corpo, Espaço e Escola e refere-se a uma Cartografia (ROLNIK) de uma escola considerada como Corpo-Escola que se constitui como um lugar – espaço de vida, território existencial – num momento-movimento de mudança para um espaço-arquitetura tradicional de escola. Para essa investigação baseamos fundamentalmente no pensamento da Filosofia da Diferença, em autores como Nietzsche, Deleuze, Guattari e Gil como eixo de interlocução. Traz também outros interlocutores que não se vinculam necessariamente à Filosofia da Diferença, mas que são fortes intercessores na pesquisa – Certeau, Walter Benjamin e o escritor Italo Calvino. Essa pesquisa permitiu o exercício da Cartografia como um método que possibilita pensar uma investigação em Educação na perspectiva de um campo que se cria e se instaura imanente aos fluxos de forças que atravessam a produção da pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo/espaçopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento inventivopt_BR
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectBody/spacept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInventive knowledgept_BR
dc.subjectPhilosophy of differencept_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO corpo da experiência do espaço e o espaço da experiência do corpo : cartografias de uma escola em mudançapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.