https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luizalbertosilvestredonascimento.pdf | 18.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Clareto, Sônia Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dias, Romualdo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780765Z3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vasconcellos, Maria Helena Falcão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727387Y2 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Luiz Alberto Silvestre do | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279371H6 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T12:54:24Z | - |
dc.date.available | 2017-03-23 | - |
dc.date.available | 2017-03-24T12:54:24Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844 | - |
dc.description.abstract | This research involves a study about Body, Space and School Cartography considered Body-School which becoming Place – life space, existential territory – in a momentmovement of change to a traditional architectural-space of school. For this examination we based itself on Philosophy of Difference thought, in Nietzsche, Deleuze, Guattari and Gil as focal point to interlocution. The research brings other interlocutors which in no manner are bound up in Philosophy of Difference, though they are strong intercessors in this investigation: Certeau, Walter Benjamin and the writer Italo Calvino. This research allowed the Cartography experimentation as a method that makes possible an inquiry in Education view as a field of forces founded and instituted in immanent current of forces that crosses through the production of this investigation. | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa envolve um estudo sobre Corpo, Espaço e Escola e refere-se a uma Cartografia (ROLNIK) de uma escola considerada como Corpo-Escola que se constitui como um lugar – espaço de vida, território existencial – num momento-movimento de mudança para um espaço-arquitetura tradicional de escola. Para essa investigação baseamos fundamentalmente no pensamento da Filosofia da Diferença, em autores como Nietzsche, Deleuze, Guattari e Gil como eixo de interlocução. Traz também outros interlocutores que não se vinculam necessariamente à Filosofia da Diferença, mas que são fortes intercessores na pesquisa – Certeau, Walter Benjamin e o escritor Italo Calvino. Essa pesquisa permitiu o exercício da Cartografia como um método que possibilita pensar uma investigação em Educação na perspectiva de um campo que se cria e se instaura imanente aos fluxos de forças que atravessam a produção da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo/espaço | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento inventivo | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da diferença | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Body/space | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Inventive knowledge | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of difference | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O corpo da experiência do espaço e o espaço da experiência do corpo : cartografias de uma escola em mudança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.