Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizalbertosilvestredonascimento.pdf18.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O corpo da experiência do espaço e o espaço da experiência do corpo : cartografias de uma escola em mudança
Author: Nascimento, Luiz Alberto Silvestre do
First Advisor: Clareto, Sônia Maria
Referee Member: Dias, Romualdo
Referee Member: Vasconcellos, Maria Helena Falcão
Resumo: Essa pesquisa envolve um estudo sobre Corpo, Espaço e Escola e refere-se a uma Cartografia (ROLNIK) de uma escola considerada como Corpo-Escola que se constitui como um lugar – espaço de vida, território existencial – num momento-movimento de mudança para um espaço-arquitetura tradicional de escola. Para essa investigação baseamos fundamentalmente no pensamento da Filosofia da Diferença, em autores como Nietzsche, Deleuze, Guattari e Gil como eixo de interlocução. Traz também outros interlocutores que não se vinculam necessariamente à Filosofia da Diferença, mas que são fortes intercessores na pesquisa – Certeau, Walter Benjamin e o escritor Italo Calvino. Essa pesquisa permitiu o exercício da Cartografia como um método que possibilita pensar uma investigação em Educação na perspectiva de um campo que se cria e se instaura imanente aos fluxos de forças que atravessam a produção da pesquisa.
Abstract: This research involves a study about Body, Space and School Cartography considered Body-School which becoming Place – life space, existential territory – in a momentmovement of change to a traditional architectural-space of school. For this examination we based itself on Philosophy of Difference thought, in Nietzsche, Deleuze, Guattari and Gil as focal point to interlocution. The research brings other interlocutors which in no manner are bound up in Philosophy of Difference, though they are strong intercessors in this investigation: Certeau, Walter Benjamin and the writer Italo Calvino. This research allowed the Cartography experimentation as a method that makes possible an inquiry in Education view as a field of forces founded and instituted in immanent current of forces that crosses through the production of this investigation.
Keywords: Corpo/espaço
Educação
Conhecimento inventivo
Filosofia da diferença
Cartografia
Body/space
Education
Inventive knowledge
Philosophy of difference
Cartography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3844
Issue Date: 21-Aug-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.