Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3473
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
josemariobrunellisosa.pdf884.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Resolução de problemas – uma metodologia no primeiro período de um curso de administração: possibilidades e limitações na prática educativa em matemática
Autor(es): Sosa, José Mário Brunelli
Orientador: Olimpio Junior, Antonio
Miembros Examinadores: Allevato, Norma Suely Gomes
Miembros Examinadores: Oliveira, Maria Cristina Araújo de
Resumo: Neste trabalho investigam-se as possibilidades e limitações da Metodologia de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas por meio da dinâmica das situações – problema. Utilizou-se exemplos e aplicações que simulassem a realidade da atividade profissional de um administrador, na prática educativa em Matemática, em uma turma do primeiro período do Curso de Administração, noturno, da Faculdade Machado Sobrinho em Juiz de Fora. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, na qual o pesquisador deve orientar a linha de pesquisa em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação, através de uma ação. A estrutura da pesquisa-ação possibilita uma relação entre pesquisadores e pessoas da situação investigada de uma maneira participativa. Os resultados apontam para uma mudança na dinâmica da sala de aula. As aulas, sem dúvidas, tornam-se mais dinâmicas e mais envolventes. O aluno se sente mais valorizado, mais participante dos processos de ensino e de aprendizagem.
Resumen : This work investigates the possibilities and limitations of the Methodology of Teaching and Learning Mathematics Through Problem Solving through the dynamics of problem-situations . We used examples and applications that simulate the reality of the professional activity of an administrator in Educational Mathematics practice, in the class of the first period of the Course of Administration at Machado Sobrinho Faculty in Juiz de Fora. The methodology used was action research, in which the researcher should guide the line of research according to the solution of problems or goals of transformation, through an action. The structure of action research provides a link between researchers and people in the investigated situation in a participatory manner. The results indicate a change in the dynamics of the classroom. The classes, without doubt, become involving and more dynamic. The student feels more valued, sharing the teaching and learning process.
Palabras clave : Matemática
Resolução de problemas
Metodologia
Situação-problema
Administração
Pesquisa-ação
Mathematics
Problem Solving
Problem-Situation
Methodology
Management
Action Research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3473
Fecha de publicación : 21-jul-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.