https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3473
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
josemariobrunellisosa.pdf | 884.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Olimpio Junior, Antonio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770479T3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Allevato, Norma Suely Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779050Z1 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Maria Cristina Araújo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6 | pt_BR |
dc.creator | Sosa, José Mário Brunelli | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4276718T2 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T12:04:11Z | - |
dc.date.available | 2017-02-23 | - |
dc.date.available | 2017-02-24T12:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3473 | - |
dc.description.abstract | This work investigates the possibilities and limitations of the Methodology of Teaching and Learning Mathematics Through Problem Solving through the dynamics of problem-situations . We used examples and applications that simulate the reality of the professional activity of an administrator in Educational Mathematics practice, in the class of the first period of the Course of Administration at Machado Sobrinho Faculty in Juiz de Fora. The methodology used was action research, in which the researcher should guide the line of research according to the solution of problems or goals of transformation, through an action. The structure of action research provides a link between researchers and people in the investigated situation in a participatory manner. The results indicate a change in the dynamics of the classroom. The classes, without doubt, become involving and more dynamic. The student feels more valued, sharing the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho investigam-se as possibilidades e limitações da Metodologia de Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas por meio da dinâmica das situações – problema. Utilizou-se exemplos e aplicações que simulassem a realidade da atividade profissional de um administrador, na prática educativa em Matemática, em uma turma do primeiro período do Curso de Administração, noturno, da Faculdade Machado Sobrinho em Juiz de Fora. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, na qual o pesquisador deve orientar a linha de pesquisa em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação, através de uma ação. A estrutura da pesquisa-ação possibilita uma relação entre pesquisadores e pessoas da situação investigada de uma maneira participativa. Os resultados apontam para uma mudança na dinâmica da sala de aula. As aulas, sem dúvidas, tornam-se mais dinâmicas e mais envolventes. O aluno se sente mais valorizado, mais participante dos processos de ensino e de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Situação-problema | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Problem Solving | pt_BR |
dc.subject | Problem-Situation | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.subject | Management | pt_BR |
dc.subject | Action Research | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas – uma metodologia no primeiro período de um curso de administração: possibilidades e limitações na prática educativa em matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.